LINHA DE PASSE (RUI GUIMARÃES)

28 de julho de 2010 at 2:41 pm Deixe um comentário

Muito discutida a decisão do Governo do Estado de exigir o televisamento dos jogos dos Clubes do Pará pelo campeonato brasileiro. Remo e Paysandu têm razão de estar lamentando a medida, pois terão suas arrecadações afetadas. Contudo, não podem se queixar. A ajuda para o campeonato paraense e para o campeonato brasileiro foi excelente. Governo, Banpará e Funtelpa fizeram a sua parte, faltou aos dirigentes dos clubes maior habilidade na condução das discussões e cuidado com o teor do contrato que foi assinado. Até entendo que o momento lá atrás, quando a negociação foi efetuada, não havia o que discutir. Os clubes estavam de pires na mão e tudo o que viesse era lucro. O momento agora é compreensível para a exigência por parte do Governo, pois as eleições estão aí e os dividendos precisam vir. Mais uma vez os dirigentes não vão gostar, mas é falta de eficiência de gestão esses percalços.

 

O Presidente Lula sancionou ontem a Alteração no Estatuto do Torcedor que vai punir quem cometer desatinos no futebol e no esporte em geral. A começar pelos torcedores que agora serão tratados como criminosos se invadirem o campo, por exemplo. Não teremos mais a figura do cambista que também serão autuados se forem descobertos e o que é mais interessante: os árbitros poderão ser punidos criminalmente se influenciarem no resultado de uma partida. Sabe o que eu acho de tudo isso? Nada. É mais uma Lei para ser desrespeitada.

 

O Paysandu foi a equipe de melhor aproveitamento no final de semana passado dos clubes do Pará. Todos jogaram e o papão ganhou, mesmo que sem atuar. Se aproveitar e fizer o chamado dever de casa irá contabilizar seis pontos em dois jogos contra metade dos outros que terão até três jogos. Fortaleza, Águia e São Raimundo terão que se esforçar bastante para tentar tirar a diferença e o Rio Branco junta os cacos para tentar sobreviver. Sei que é muito cedo, pois iniciaremos hoje a terceira rodada, mas arisco que o papão tá dentro da próxima etapa. É só não pisar na bola.

 

Por outro lado, o Remo precisa de mais esperteza. O trabalho do técnico Giba pode ser considerado bom, mas a meta do Remo não está garantida de ser alcançada. O time ainda não passou a firmeza que a torcida e a imprensa esperavam mesmo considerando ser o grupo da série D mais fraco em relação a série C. O time não acerta no ataque, apesar de ter valores individuais de nível. O fato de ter apenas um elemento de referência e outro de velocidade obriga o técnico a procurar utilizar um esquema tático que contemple essa situação. Não adianta querer inventar e tentar mudar as características dos jogadores. O mérito de quem treina e exatamente adequar as potencialidades dos jogadores às situações de jogos. Há equipes jogando com até seis jogadores no meio campo, três na defesa e um de referência. Outros com quatro na zaga, cinco no meio campo e um de referência ou velocidade. Enfim, o negócio é trabalhar e muito.

 

Falar em trabalhar, a seleção brasileira de voleibol provou, mais uma vez, que o planejamento é quase tudo no esporte. Bernardinho e sua comissão técnica conquistaram o oitavo título dirigindo o time brasileiro dos nove que a seleção conquistou na Liga Mundial. O que é para ser observado por todos é que os títulos saem com mudanças radicais dos jogadores. São quatro gerações e hoje, em relação a última conquista há somente três veteranos. Giba, Rodrigão e Dante, se é que podemos considerá-lo como tal. O que há na verdade é treinamentos a exaustão e dedicação e comprometimento de todos. Se o futebol brasileiro tivesse um Bernardinho seguramente tudo seria diferente. Falam em Leonardo mas já criaram animosidade com o Presidente Ricardo Teixeira que é quem manda na seleção. Ainda tem isso.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE (Claudio Guimarães) BOLA PRA FRENTE (Claudio Guimarães)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: