LINHA DE PASSE – Rui Guimarães – 16.10.2010

16 de outubro de 2010 at 1:07 pm Deixe um comentário

A pergunta é: o Águia tem condições de surpreender ao ABC logo mais? Acho que sim. O técnico João Galvão já merece há muito tempo uma premiação pela dedicação e esforço com que vem conduzindo a equipe de Marabá. Ano passado, para quem não lembra, um gol tirou o clube da classificação à segunda divisão. É necessário dizer a bem da verdade que o ABC é o favorito para os dois jogos. A classificação no Ranking da CBF aponta o time Potiguar em 51°  lugar e o Águia em 180°, o que não quer dizer nada se lembrarmos do Remo conta o Vila Aurora que é o 201° e o Leão 27°, segundo a CBF.  Uma coisa, contudo, ficará marcada na trajetória brilhante de João Galvão, que é sua passagem por uma equipe como técnico em 100 jogos.       

E o papão amanhã, hein? A tarefa, não há dúvidas, é menos complicada que a do Águia. O Paysandu é o 31° e o Salgueiro o 193° no tal Ranking da CBF, mas não é exatamente isso que dá o favoritismo absoluto ao nosso representante no jogo. O fato de jogar em casa, ao lado de sua torcida e com a facilidade de usar o gol que fez fora de casa como armas, é um arsenal favorável a Charles Guerreiro.  Da Silva ou Rogério para mim é a mesma coisa. Potiguar no meio e Lúcio na frente é sinal de um time mais rápido nas chegadas à área adversária, mais experiente na frente e com um trunfo no banco para segurar o jogo quando a temperatura aumentar. Falo de Marquinhos que é titular da equipe e que por questão de aplicação tática ficará como opção. Charles, o técnico alvi-azul, está a um passo de extirpar o estigma de que santo de casa não faz milagre.   O futebol paraense precisa dessa festa amanhã após o jogo, para reabilitar nossa auto estima. Acho que amanhã é o dia.

Tenho exatos 42 anos de vivência na crônica esportiva. Comecei bem cedo com 14 anos como foca do Paysandu, mas ao lado de celebridades como Edyr Proença, José Simões. Osmar Simões, João Álvaro, Jair Gouveia, Estácio, Cláudio, Jarbas e tantos outros com quem muito aprendi Digo isso para justificar minha decepção ao comparar o nível de nossos dirigentes de antes e de agora. Esse negócio que está sendo feito com o estádio do Clube do Remo é um caso nebuloso e indecente. O que se fez com o Edital para as eleições da nova diretoria do Paysandu, não é menos traiçoeiro. Como vai se determinar uma articulação para formar chapas num momento desses as vésperas de uma decisão de tamanha importância para o Clube? Nos dois casos parece que há um interesse velado por trás, que foge ao âmbito do futebol e do esporte em si e com a conivência de muita gente que se diz proba. Ah, tempos de Nabor, Julinho, Erse, Falângola, Vinícius, Jorge Age, João Braga, Dhélio Guilhon, Miranda Sobrinho, Chipelo e Antonio Maria Fidalgo. Esses queriam o bem de suas agremiações sem colocar o poder pelo poder a frente de seus interesses. Mas, o que fazer?

Quando disse aqui semana passada que não achava um grande negócio para o Paysandu a contratação de Helinton, recebi telefonemas de torcedores e até de companheiros da crônica discordando da opinião. Respeito cada uma delas, mas a prova maior que eu estava com a razão está aí. Helinton não foi sequer relacionado para o jogo de amanhã. Vai entrar no lugar de quem?

Rui Guimaraes         

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 15.10.10 PAPO DO 40º – Ronaldo Porto – 18.10.10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: