Ritmo do Jogo – João Cunha – 23.07.2011

23 de julho de 2011 at 12:59 pm Deixe um comentário

 

FORA DE ORDEM

O poeta já dizia que “alguma coisa está fora da ordem, fora da ordem mundial”.  Esta semana que passou nos mostrou que o poeta estava certo. As coisas realmente andaram saindo do ritmo em termos esportivos para o Brasil. De uma tacada só “levamos o farelo” no Futebol sub 17, na Seleção feminina e masculina adulta e, como se isso tudo não bastasse, até o voleibol brasileiro também fracassou.  Bernardinho & Cia tem bagagem suficiente para a volta por cima e, confiança é o que não falta para todo o grupo, mesmo em fase de renovação, uma vez que trabalho é o seu lema e a palavra derrota não faz parte do vocabulário do técnico da Seleção Brasileira de Vôlei.
Já no futebol, infelizmente não podemos dizer o mesmo, pois muita coisa pouco clara interfere no comando e nos destinos de nosso futebol. Como se não bastassem os desmandos, a prepotência e a eterna permanência de Dom Ricardo Teixeira no comando da CBF,- ele que ultimamente deu para desancar a imprensa brasileira.- sabe-se muito bem que o Técnico da nossa Seleção foi escolhido por eliminação. Mano Menezes foi a terceira ou a quarta opção e, mesmo assim, é o encarregado de conduzir o nosso futebol, da base ao profissional, às Olimpíadas e a Copa 2014, aqui mesmo no Brasil. Até ai tudo bem se Mano não adotasse um discurso totalmente diferente da pratica no comando do nosso selecionado.
Se a idéia principal era visar 2014, porque,  de uma hora para outra, talvez em função da pouca produtividade em amistosos, chamar e escalar no time principal da Copa América, boa parte do time de Dunga, gerando certa divisão entre veteranos e jovens do grupo? Outro erro fragrante de Mano foi, ainda na preparação, declarar publicamente que Ganso seria a sua peça chave, aumentando ainda mais a possibilidade de ciumeiras bobas entre uns e outros, tanto que Ganso não teve as mínimas condições para ser o astro que se espera dele na seleção brasileira. Ele que de antemão deveria ter alguma dificuldade em função da cirurgia e contusão recentes, que lhe deixaram muito tempo fora dos gramados, teve que se virar com chutões em ligação direta defesa/ataque; um giro exagerado da bola entre os zagueiros; volantes que se embolavam com o meio e até laterais fora de sintonia. Dessa forma como aparecer o meia e principalmente o ataque brasileiro? O resultado não poderia ser outro.
Na base ainda há tempo para uma reformulação, talvez até tirando o Mano dessa, com novas convocações e responsabilidade maior para técnico próprio, sem interferências de fora. No Futebol Feminino já está passando da hora de maiores investimentos e apoio real para quem, ha cinco anos, possui a melhor jogadora do mundo e um grupo de primeira. É uma vergonha não termos times e campeonatos de verdade por aqui.
Já no time de cima, unindo o discurso a pratica já estaremos dando um passo significativo rumo aos nossos objetivos. Expor menos nossos jovens craques como Neimar, Ganso e Lucas (SP) somado a diminuição gradual das convocações de veteranos que, claramente, não terão as condições ideais para a copa de 2014, só iriam melhorar nosso desempenho e   aproveitamento. Tempo e qualidade temos o bastante. O que não podemos é ficar marcando passo até a Copa das Confederações, quando poderá ser tarde demais. Não basta o atraso nos preparativos para a Copa?

Entry filed under: Uncategorized.

Toque de Mestre – Tavernard Neves – 23.07.2011 A Bola no Bola – Giuseppe Tommaso – 24.07.2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: