RITMO DO JOGO

29 de setembro de 2011 at 7:20 pm Deixe um comentário

O DIA SEGUINTE
Ao Superclássico das Américas foi marcado pelo enaltecimento geral ao comportamento e compromisso da população paraense ante o grande jogo. Muito antes de a bola rolar era previsível a postura do torcedor do Pará. Desde o aeroporto nossos ilustres visitantes podiam sentir o carinho e o alto grau de interesse da nossa gente. Isso independendo tratar-se de atletas, imprensa esportiva ou algo que o valha. É claro que Neymar é um caso a parte, porém Ronaldinho Gaucho e até o Galvão Bueno, para pararmos por aqui, já puderam antever o que lhes esperava no momento da partida.
Mano Menezes, como gato escaldado que teme até água fria, finalmente teve coragem de seguir o ensinamento do poeta quando diz “todo artista tem que ir onde o povo está” e foi ousado na escalação do time brasileiro. Lucas, que vinha sendo relegado a um plano mais que secundário no nosso selecionado, foi colocado de cara na equipe. Bruno Cortês, lateral esquerdo do Botafogo, apareceu no lugar do discreto Kleber. Rômulo, do Vasco da Gama, herdou a vaga de Paulinho e, lá na frente, o artilheiro Borges também tinha sua primeira oportunidade na Seleção Nacional. A partir daí, eu e a população que acompanha o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, ficamos mais crentes e cheios de fé que, outra vez, Belém estaria diante de um novo nascimento.
As quatro alterações aliadas à natural empolgação da torcida paraense em um Mangueirão recheado de verde e amarelo, ajudaram e muito a operar o milagre da transformação “da água para o vinho” visto na atitude e disposição dos comandados de “Mano” que, antes daqui, por sua inércia e/ou indefinição, já estava para ser rebaixado a “primo”.
Jeferson, quando exigido, esteve operante. A dupla Dedé/Réver não titubeou e até o limitado Ralf fez bem o seu papel. Ronaldinho Gaucho ainda pode e deve melhorar, pois Diego Souza, Elkson e Oscar estão ai mesmo, pedindo passagem, colados no retrovisor. Neymar é fora de serie e Danilo, na ausência de um “verdadeiro” lateral direito, vem dando conta do recado.
Não sei bem de quem foi a idéia de ressuscitar a velha Copa Roca com o pomposo nome de “Superclássico das Américas”, muito menos a escolha da Nossa Capital para palco da decisão de mais esse duelo Brasil x Argentina. De todo modo quero aplaudir e agradecer. Chega de “chorar pitangas” pela perda da Copa do Mundo em Belém ou respirar fundo pelos torneios europeus. Há muito tempo que até as nossas velhas mangueiras sabem que o melhor futebol é o Sul americano.
Parabéns Governador Simão Jatene pelo destemor em tentar reconquistar o tempo e o espaço perdidos, reconstruindo os caminhos que possam colocar o Pará de volta a cena dos grandes espetáculos esportivos do Brasil e do mundo. O fato de 2014 não passar por aqui, hoje, deve estar causando grande remorso nos responsáveis por isso. A emoção de Neymar & Cia, a euforia de Galvão e sua claque e as quarenta e três mil vozes fortes, afinadas e empolgadas entoando o Hino Nacional, estão ai mesmo para provar o acerto do investimento feito. É hora de sermos felizes com o que temos, em vez de infelizes com o que perdemos. Pra que chorar leite derramado? Pra frente é que se anda! 2015 vêm ai e com ele a Copa América. Façamos a opção da alegria! Afinal de contas todos sabem “o que é do homem, o bicho não come”. Bola pra frente Pará, ”quanto orgulho ser filho”! Viva o povo paraense!
(João Cunha)

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 29.09.11 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 30.09.11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: