Coluna do Gerson Nogueira – 16.05.14

16 de maio de 2014 at 4:32 pm Deixe um comentário

Com dificuldades, Papão avança

Contra um Sport desfigurado – até no uniforme –, o Paissandu fez valer o mando e ganhou por 2 a 1, com certa dificuldade. Nos últimos jogos, por sinal, o time vem se notabilizando por essa férrea disciplina caseira. Do visitante pode-se dizer que não foi uma atuação de quem está desinteressado na Copa do Brasil, muito pelo contrário.

Os reservas do rubro-negro pernambucano se entregaram ao jogo com aplicação, apetite para as divididas e, no segundo tempo, criaram vários momentos de desassossego para a defesa alviceleste. O entusiasmo só arrefeceu depois do belo gol de Marcos Paraná, mas de maneira geral o Sport B deixou boa impressão.

No Papão, além da vitória, destaque para a dedicação tática dos jogadores ao esquema desenhado por Mazola Júnior, que não muda jamais de feição, mesmo que o adversário seja o Bayern de Munique. Como todos já assimilaram a proposta do técnico, tudo fica mais ou menos fácil de ser executado.

Nesse contexto, Augusto Recife pontifica como o homem do passe. É o mais lúcido dos volantes, o único capaz de executar lançamentos de 30 metros, como no lance do gol de Paraná no segundo tempo. De sua visão no meio-campo depende muito a objetividade que o time precisa ter quando é dono da posse de bola.

Fica óbvio que os problemas crônicos de qualidade do elenco atrapalham o Papão. O esquema feijão-com-arroz de Mazola dá pro gasto e disfarça as deficiências, mas é inegável que alguns setores carecem de reforços urgentes.

A questão mais séria está no comando de ataque. Lima permanece isolado na frente. Nenhum time pode abrir mão de um jogador com tamanho potencial de definição. Felizmente, Pikachu compensa a situação, marcando gols importantes, como o que inaugurou o placar ontem. Com Leandro Carvalho e Marcos Paraná, o Papão deu forças ao ataque e chegou à vitória, mas a solidão de Lima preocupa.

Um cochilo da zaga, cujo sustentáculo é Charles, permitiu um gol que pode complicar as coisas na volta (a 27 de julho).

Série D: Remo já avalia os prejuízos

A Série D 2014, marcada para começar no dia 20 de julho, traz de cara um tremendo problema para o Remo, que tanto batalhou para voltar à competição. Por força de punições da Justiça Desportiva, o clube terá que mandar quatro jogos longe de sua torcida e das arrecadações tão importantes para sua sobrevivência.

Na chave A2 do torneio, contra adversários confirmados ontem pela CBF – Moto Clube, Interporto-TO, Guarani de Sobral-CE e o representante piauiense (River ou Piauí) –, o Leão se dedica a buscar um local para promover seus jogos na primeira fase. Parauapebas, Cametá, Abaetetuba, Mãe do Rio e até Macapá estão entre as cidades cotadas.

Independentemente da praça escolhida, uma coisa já é certa: o Remo terá um começo de Série D extremamente deficitário, com baixa expectativa quanto a rendas. Em Belém, no estádio Jornalista Edgar Proença ou no Evandro Almeida, o clube teria em quatro jogos um lucro em torno de R$ 2 milhões.

Os baderneiros de sempre, responsáveis pelas arruaças que causaram a punição ao clube, devem estar festejando entusiasticamente. Parabéns aos envolvidos.

Pingos nos ii

Na coluna de quarta-feira, cometi um deslize. Atribuí ao Paissandu o bicampeonato estadual. Consegui descontentar de uma tacada só torcedores do Cametá e do Remo. Os cametaenses reclamaram porque são os campeões estaduais de 2012. Já os azulinos porque, de certa forma, foi como se o título de 2014 já tivesse dono. O escriba se desculpa com ambas as torcidas.

Dia mundial dos mentecaptos

Poucas vezes o mundo civilizado foi apresentado a um estrupício maior que este tal “Dia Mundial contra a Copa do Mundo”.

A burrice, alguém já disse, não tem mesmo limites.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 16.05.14 PAPO DO 40º – Ronaldo Porto – 19.05.14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: