Coluna do Gerson Nogueira – 20.05.14

20 de maio de 2014 at 3:29 pm Deixe um comentário

Uma derrota dentro dos planos

A vitória do Salgueiro era o resultado normal e previsível, levando em conta que o Paissandu entrou com um time bastante desfalcado, claramente preocupado em apenas se defender. O jogo, apesar das limitações técnicas dos dois lados, foi movimentado e cheio de alternativas. No primeiro tempo, os donos da casa tiveram o controle das ações, tomaram a iniciativa, mas falharam na definição. Na etapa final, com mais força de ataque, o Salgueiro se impôs e estabeleceu a vantagem que o Papão não conseguiu reverter.

O Paissandu foi fiel executor do esquema habitual de Mazola Junior: duas linhas de defensores à espera da pressão do adversário para sair contra-atacando. O Salgueiro não caiu no truque. Apesar de ter mais posse de bola ao longo do primeiro tempo, explorava o lado direito de seu ataque, nas costas de Aírton. No ataque bicolor, Leandro Carvalho padecia da mesma solidão que faz de Lima uma vítima do esquema.

O primeiro gol salgueirense, em arremate perfeito de média distância, alterou o equilíbrio e a distribuição dos times em campo. Disposto a buscar a igualdade, o Paissandu passou a contar com Jô mais adiantado, criando algumas boas situações, mas sempre perdendo a batalha no meio-de-campo. A ausência de um organizador faz o time não saber como administrar a posse da bola e controlar o jogo.

A diferença entre um tempo e outro é que o técnico do Salgueiro percebeu que só poderia ter chance contra a sólida defesa armada por Mazola se povoasse mais o seu ataque. Lançou o grandalhão Kiros e passou a ter presença na área, forçando erros dos zagueiros, principalmente o estabanado Lacerda.

O Paissandu mostrava imensas dificuldades em conter a movimentação dos atacantes do Salgueiro, que brigavam muito e propiciavam espaços para os jogadores de aproximação. Em consequência disso, surgiu o segundo gol e a impressão de que o time pernambucano podia estabelecer uma vantagem mais dilatada.

Acontece que Mazola lançou Ruan e Rafael, dando ao time força ofensiva para incomodar os zagueiros do Salgueiro. Ruan, principalmente, mostrou agressividade e fez com que o Paissandu pela primeira vez na partida tivesse opções de jogadas aéreas no ataque. O gol, marcado por Ruan, fez o Papão ganhar confiança para tentar o empate.

Apesar do esforço final, não havia tempo para mudar a situação e o Salgueiro se defendia com correção. Nos contragolpes, teve pelo menos três chances de ampliar, embora Billy tenha desperdiçado uma chance preciosa para empatar, aos 46 minutos.

A opção por priorizar a decisão do returno do Parazão, poupando sete titulares, não provocou abalos na situação do Paissandu na classificação de seu grupo na Série C. O único perigo é a possível aproximação do ASA, que tem um jogo atrasado a cumprir com o CRB.

Estreantes se destacam

Os destaques do Papão foram o zagueiro Rainier, que se saiu muito bem na estreia, apesar do desentrosamento com Lacerda. Ruan também deixou boa impressão, pela presença de área e capacidade de finalização. Pode vir a ser um forte parceiro de ataque para Lima. Ou uma boa sombra.

No meio, Marcos Paraná não conseguiu dar o dinamismo que a transição exige. Na esquerda, Jô exagerou nas quedas, tornando-se peça improdutiva. Leandro Carvalho, sozinho na direita, rendeu pouco e reabriu também a discussão sobre seu aproveitamento desde o começo das partidas.

Fiquei com a impressão de que Paulo Rafael falhou no primeiro gol do Salgueiro. Apesar do bom chute, bola pareceu defensável.

Tour da Taça chega a Belém

Para quem torce de verdade pela Seleção e acredita que a Copa do Mundo será um sucesso, o Tour da Taça da Fifa aporta hoje na capital paraense. Durante 11 horas, de 9h às 20h, no espaço do São José Liberto (na praça Amazonas), o público pode ver e tirar fotos ao lado do troféu tão cobiçado pelo mundo do futebol.

O eterno craque Roberto Rivelino e o paraense Charles Guerreiro estarão presentes para recepcionar a torcida.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 20.05.14 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 22.05.14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: