Coluna do Gerson Nogueira – 18.08.14

18 de agosto de 2014 at 6:03 pm Deixe um comentário

Tropeço nos próprios erros

O pior dos pesadelos para os azulinos ganhou vida ontem à tarde, em Bragança, contra o Guarani de Sobral. Depois de exagerar na insistência com bolas aéreas, o Remo abriu espaço na defesa e permitiu que o visitante aproveitasse a única chance real que teve no primeiro tempo.

Como havia acontecido na estreia diante do Moto Clube, o Remo começou a partida com confiança e empolgação. Fustigou a zaga inimiga várias vezes, mas sempre alçando bolas na área. A exceção foi um disparo forte do volante Dadá, que levou muito perigo. Nos outros lances, o goleiro do Guarani aparecia sempre bem posicionado.

Curiosamente, o Remo não fazia valer a presença de tantos jogadores ofensivos no time. O setor de armação pouco aparecia e o ataque se embolava nas tentativas pelo meio. Criatividade zero.

Quando um time mandante abre mão de se impor com qualidade, abre caminho para surpresas desagradáveis. A estratégia do técnico Roberto Fernandes de usar cinco homens no meio se mostrou equivocada. Reis, Marcinho e Tiago Potiguar tinham a missão de fazer a armação e a aproximação com o isolado Leandro Cearense no ataque. Nada funcionou.

E a semelhança com a partida contra o Moto se confirmou quando o limitado Guarani, mesmo timidamente, foi ao ataque e marcou seu gol, aos 38 minutos. Um chute de longe que pegou Maikcy Douglas desprevenido. Azar do Leão, pois as coincidências com o jogo de estreia ficaram por aí, pois o gol de empate não aconteceu.

O técnico Roberto Fernandes tentou mudar o cenário, fazendo três substituições para a etapa final. Errou novamente. Entraram Rafael Paty, Ratinho e Roni, mas foi como se nada tivesse acontecido, pois o ataque continuou impotente diante da defesa cearense, incapaz de arriscar uma jogada mais ousada ou envolvente.

Estranho é que o Remo passou 15 dias de folga no torneio e poderia ter trabalhado mais o passe, inversões de posicionamento e jogadas ensaiadas. Mais estranho ainda é que Fernandes tenha passado a enxergar em Reis, dispersivo na maior parte do tempo, uma opção para a titularidade.

O jogo evidenciou que o time carece de vida inteligente no meio-campo. Falta um organizador, tarefa que Eduardo Ramos cumpriu até o final do campeonato estadual. E Ratinho – ao contrário do que pensa e diz o técnico – não é o vilão por ali. Sabe jogar, mas é um atacante de lado de campo, jamais um organizador. Se espera isso do

A situação agora ficou delicada. O time complicou uma caminhada que era relativamente tranquila. Perdeu quatro dos seis pontos disputados em casa e terá apenas mais seis a cumprir em Bragança. A liderança agora passou para as mãos do Guarani, com quem o Leão voltará a jogar no próximo fim de semana, em Sobral.

Por sorte, as diferenças de pontuação ainda são muito estreitas, o que ainda permite uma recuperação. Mas será preciso jogar muito mais do que tem jogado até aqui.

Jogo de seis pontos em Castanhal

O Papão enfrenta hoje o CRB em Castanhal e tem, pelo menos a vantagem de contar com a torcida ao seu lado, depois de seguidos jogos de portões fechados como mandante. Tem, ainda, a reestreia de Mazola Jr. no comando. Com ele, antes da paralisação para a Copa do Mundo, o time não era brilhante, mas tinha um jeito de jogar bem definido. E fazia muitos gols também.

No recomeço da Série C, com Vica à frente, a equipe perdeu identidade e passou a acumular insucessos. A confiança foi embora e o elenco acabou se dividindo com as queixas públicas do treinador a respeito dos “chinelinhos”.

Com Mazola, a tendência é que o Papão volte a mostrar entusiasmo e compense suas limitações com correria e transpiração. O CRB, que se beneficiou dos resultados de ontem no grupo, busca crescer na classificação e voltar ao G4. Tem sido bem sucedido como visitante. Contra o Águia, venceu dentro de Marabá.

É um time perigoso, treinado por Ademir Fonseca, mas o Papão tem condições de manter o pique da apresentação contra o Coritiba. Na ocasião, mesmo com um time bastante improvisado, exibiu boa recuperação no segundo tempo. Dênis marcou o gol da rodada e deve ter garantido a titularidade para o confronto desta noite. As outras posições do meio para a frente, porém, seguem em aberto.

Caso decida reproduzir o antigo esquema de três volantes, Mazola deve escalar Augusto Recife, Zé Antonio e Capanema (ou Djalma). Mas o setor de criação é um mistério. Raul, Marcos Paraná, Héverton e Rafael Tavares são as alternativas, com mais chance para o primeiro.

Pikachu provavelmente vai continuar como meia-atacante, mas se tiver a companhia de Djalma tende a crescer. Essa recuperação viria em bom momento, pois o Papão anda sentindo falta daquele jogador decisivo de antes.

Azulão cada vez mais atrapalhado

O Águia voltou a cair fora de casa, permanecendo lá na parte de baixo da tabela, candidatando-se seriamente ao rebaixamento. O jogo em Salgueiro foi equilibrado, mas uma falha da zaga marabaense permitiu ao veterano Élvis (ex-Remo) marcar o único gol da tarde.

Sem conseguir empreender uma boa sequencia na competição, o Águia terá pela frente na próxima rodada ninguém menos que o Fortaleza, líder disparado no Grupo A.

Vitória reabre esperanças botafoguenses

Depois de vários insucessos na competição, o Botafogo escolheu o clássico contra o Fluminense em Brasília para se reequilibrar no Brasileiro. Não foi vitória de encher os olhos tecnicamente, mas valeu pela determinação do time e pelo resultado importante na briga para se afastar da zona.

Já o Fluminense, de elenco caro e pretensões de levantar o título, provou que a chinelada sofrida diante do América-RN ainda está martelando na cabeça de seus jogadores. Para piorar, Fred continua com a urucubaca da Copa do Mundo.

Entry filed under: Uncategorized.

PAPO DO 40º – Ronaldo Porto – 18.08.14 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 19.08.14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: