Coluna do Gerson Nogueira – 15.11.14

15 de novembro de 2014 at 11:22 am Deixe um comentário

Por mais uma estrela

Começa hoje a grande decisão da Série C e o Papão entra com boas perspectivas de êxito na busca pelo seu terceiro título em campeonatos brasileiros. Tem a melhor campanha e atravessa momento ascendente na competição, apesar do apagão técnico visto no segundo tempo em Mogi.

O Macaé também vem forte, embalado por classificações convincentes nas etapas anteriores, sobre Fortaleza e CRB. Ainda assim, o peso da camisa e das tradições bicolores deve fazer a diferença nesta final.

É claro que Mazola Junior e seus jogadores não podem se prender a questões de retrospecto. Acima de tudo, o Papão precisa jogar bem e superar as dificuldades normais de um confronto decisivo fora de casa.

O bom senso recomenda que o otimismo fique restrito à torcida, cuja confiança aumentou consideravelmente depois das grandes atuações do time nos cruzamentos com Tupi-MG e Mogi Mirim.

Com a equipe titular recomposta, como não ocorria há três jogos, Mazola tem a oportunidade de botar em funcionamento pleno o esquema de marcação que é a base do sucesso do Papão na Série C.

O volante Zé Antonio e o lateral-esquerdo Aírton retornam ao time, aumentando a margem de segurança para esta primeira partida com o Macaé. No meio-de-campo ainda persiste o problema de criação. As improvisações (Héverton, Paraná) não renderam o esperado.

A grande alternativa seria Djalma, pela mobilidade e entrosamento com Pikachu, mas Mazola prefere manter Héverton. Na prática, porém, o problema não comprometeu a caminhada da equipe, o que de certa maneira justifica a escolha do técnico.

Cabe observar que a ausência de um especialista na criação só foi compensada pela organização que Mazola conseguiu montar no setor de meia cancha. Na maioria dos jogos, Augusto Recife se comporta como um autêntico armador, pois é o responsável pelos lançamentos e acerto na saída de bola. Zé Antonio, quando inspirado, também executa esse papel.

O ataque é o setor que, juntamente com a defesa, conseguiu o encaixe quase perfeito. Bruno Veiga e Ruan se entendem às mil maravilhas, mesmo não agindo como atacantes tradicionais. Buscam o jogo longe da área e têm conseguido marcar gols graças ao excelente condicionamento físico. Veiga, principalmente, tem dado frequentes piques de até 40 metros com a bola dominada, o que é uma façanha atlética.

Do lado adversário, as informações mais precisas indicam que o time aposta todas as suas fichas nas jogadas ensaiadas, explorando o jogo aéreo e a boa movimentação do atacante Juba. O experiente volante Gedeil volta à equipe, que não terá o seu principal zagueiro, Douglas.

Importante: como precisa construir bom resultado, o Macaé mantém o esquema de três atacantes, que funcionou muito bem diante do CRB.

Eleição do Remo segue embaralhada

O juiz Roberto César Oliveira, da 6ª Vara Cível, decidiu ouvir Robério D’Oliveira (presidente da Assembleia Geral) e Altemar Paes, Carlos Gama e Roberto Porto, integrantes da comissão eleitoral do Remo, antes de decidir sobre a ação interposta pela chapa de oposição, liderada por Pedro Minowa. Por questão de tempo, é improvável que o magistrado delibere antes de segunda-feira.

Antes disso, pode acontecer um acordo de conciliação entre situação e oposição, capaz de pacificar o clube. Esperança de grandes beneméritos e conselheiros, o armistício quase foi obtido ontem à tarde. Em reunião que teve a presença dos líderes das duas chapas, a proposta de Zeca Pirão chegou a ser apresentada, mas Pedro Minowa precisou sair antes do final e nada ficou decidido.

A proposta, extraoficialmente, prevê a presença de Minowa como vice de Pirão durante a temporada 2015 e sua ascensão à presidência em 2016, com prioridade para se candidatar à reeleição, com apoio do atual presidente. Pelo que se especula, Minowa mostrou-se receptivo, mas sofre a pressão direta do companheiro de chapa, Henrique Custódio, que seria o mais refratário a qualquer acordo.

Por via das dúvidas, atenta ao risco de uma paralisia administrativa, a Assembleia Geral do Remo protocolou ontem documento junto à FPF prorrogando o mandato de Pirão até o dia 13 de dezembro, data da nova eleição.

FPF sob o comando de Bororó

Com a viagem do presidente Antonio Carlos Nunes para prestigiar o jogo do Papão em Macaé, o vice-presidente Maurício Bororó assumiu interinamente a presidência da Federação Paraense de Futebol.

Já na segunda-feira terá a responsabilidade de coordenar, às 14h, reunião no Ministério Público para discutir aspectos de segurança e organização para os jogos Goiás x Corinthians (quarta-feira) e Papão x Macaé (sábado).

Dia decisivo para a Estrela Solitária

O Botafogo joga hoje sua cartada final para permanecer na Primeira Divisão. O adversário é o Fluminense, que briga por vaga na Libertadores. Como torcedor, não creio mais em salvação. Aliás, manifestei essa convicção desde o começo do returno do Brasileiro aqui, no blog, na Rádio Clube, na TV e nos papos com amigos e colegas. Milagres acontecem, mas nos últimos tempos nunca sopram a favor da Estrela Solitária.

O maior obstáculo está lá dentro. É o presidente sabotador. Aquele que demitiu quatro jogadores titulares em momento crucial do campeonato. O mesmo trapalhão que permitiu que a receita do clube ficasse bloqueada, atrasando salários e minando o ambiente interno.

Quase sem time para escalar, o técnico Vagner Mancini é o menos culpado. Perdeu jogadores ao longo do torneio e só ganhou problemas. Contra um Flu completo e fortalecido, o clássico de hoje reproduz o desequilíbrio da luta entre Davi e Golias. Que Davi vença de novo.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 14.11.14 A Bola no Bola – Giuseppe Tommaso – 16.11.14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: