Coluna do Gerson Nogueira – 25.02.15

25 de fevereiro de 2015 at 11:47 am Deixe um comentário

Novo técnico, mais despesas

Depois de muita expectativa, Dado Cavalcanti foi confirmado ontem à noite como o novo técnico do Papão. Da novíssima geração de treinadores brasileiros, tem fama de estudioso e inovador. Cavalcanti tem mais ou menos o mesmo perfil de seu antecessor, Sidney Moraes.
O novo comandante chega com a missão prioritária de formatar o time para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Ao longo do caminho, porém, terá que enfrentar as agruras do Campeonato Paraense, que não tem a mesma importância, mas pode derrubar treinador.
Na Curuzu, há consenso quanto ao fato de que a demissão de Sidney Moraes aconteceu no momento certo, sem causar maiores turbulências ao planejamento do clube. O time já está fora do primeiro turno do Parazão e a temporada mal começou, o que dá ao treinador tempo suficiente para que se familiarize com o elenco e faça os ajustes para que o time corresponda aos anseios do torcedor.
Pode-se avaliar que o Papão, mesmo tendo optado pela troca de técnico após dois meses de trabalho, não modifica seus planos para 2014. Até as semelhanças entre um e outro treinador foram mensuradas na hora de contratar Cavalcanti, a fim de diminuir os riscos de uma desaceleração interna.
O recém-contrato é um profissional que gosta de trabalhar com elencos jovens, que valoriza jogadores oriundos das divisões de base e que busca afirmação no cenário nacional. Sua escolha junta a fome com a vontade de comer. A aposta é recíproca. O Papão quer alçar voos maiores e Cavalcanti precisa se firmar no mercado.
A associação entre clube e treinador tem boas possibilidades de dar certo, desde que Cavalcanti tenha o devido suporte e possa fazer suas próprias escolhas. Durante a gestão de Sidney Moraes foram contratados 19 atletas. Por uma questão de lógica, o novo técnico tem o direito de dizer com quem pretende ou não trabalhar. E certamente vai indicar mais reforços.
Todo mundo sabe que disputar a Série B custa caro. Para o Papão vai sair ainda mais caro do que o planejado porque a mudança de comando implica em contrair despesas não previstas.

Trapalhadas agitam ambiente no Leão

Depois da boa vitória sobre o Rio Branco, imaginava-se que o Remo iria finalmente desfrutar de alguns dias de paz, mas eis que alguns dirigentes começam a especular sobre a possibilidade de dispensas no elenco. Ora, qualquer aprendiz de gandula sabe que este é o melhor caminho para tumultuar ambientes boleiros.
Além das arengas trabalhistas – ameaças de perda do Carrossel e de outra área anexa ao estádio Evandro Almeida –, o clube convive ainda com o desgaste da eliminação precoce do turno do Parazão. Esperava-se que a diretoria tomasse as devidas cautelas para evitar agitações desnecessárias. Ledo engano.
Através das redes sociais, surgiu o boato de que três jogadores (Val Barreto, Rafael Paty e Ilaílson) seriam dispensados. Na verdade, a história circula há dias, mas voltou com toda força na segunda-feira.
Caso as dispensas se confirmem, parece no mínimo esquisito que o Remo esteja abrindo mão de seus dois atacantes de referência e um bom volante. A disputa da Copa Verde e do Parazão exige time titular forte e banco compatível. Se for apenas factoide, a coisa fica ainda mais inacreditável, ainda mais partindo de um dirigente.
Quando a atual diretoria assumiu, depois de campanha eleitoral das mais tumultuadas, houve quem enxergasse uma quantidade exagerada de “amadores” na nova administração. Episódios como o desta semana ilustram e confirmam essa visão.

A sedução do futebol ofensivo

Será que viveremos para ver um técnico brasileiro ousado o suficiente para, na casa do adversário, mandar seu time à frente desde os primeiros minutos e continuar pressionando mesmo depois de botar 2 a 0 no placar? Foi o que se viu ontem no primeiro tempo de Manchester City e Barcelona.
Com a habitual categoria nos passes rápidos, saídas em velocidade e contando obviamente com a estupenda habilidade de Messi para conduzir a bola, o Barça chegou facilmente a dois gols (ambos do uruguaio Suarez) e seguiu insistindo, martelando. Superior, botava os ingleses na roda, a fim de fazer mais gols e matar o jogo.
Como não conseguiu ampliar, sofreu uma pressão dos diabos no começo do segundo tempo. Aguero diminuiu para os ingleses, mas a fúria do City durou relativamente pouco. A partir dos 30 minutos, a bola voltou para o domínio espanhol. O Barça pressionava, com Messi e Suarez, e abusava de perder chances.
Messi ainda perdeu um penal e a vitória sorriu para quem sabia o que fazer com a bola, explorando a notória superioridade técnica de seus jogadores. Em certos momentos, dava pena ver o time inglês correndo sem conseguir acompanhar a infernal troca de passes dos catalães.
Ah, sobre a perguntinha capciosa lá do primeiro parágrafo, seguramente não há dúvida quanto à resposta. Luis Henrique, mesmo sob vara no Barcelona, não deixou jamais o pragmatismo atrapalhar a filosofia do time.
Com maior ou menor intensidade, atacou sempre. Talvez por isso o Barcelona seja o clube que mais arrebanha torcedores pelo mundo. Futebol ofensivo é sempre bonito de ver.

A última flor do Lácio

O cartola e deputado federal Andrés Sanchez escreve “progeto”. O técnico Vanderlei Luxemburgo fala “pojeto”.
A inculta e bela sofre.
Enfim, assim caminha a humanidade…

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 25.02.15 CHUMBO GROSSO – Paulo Fernando – 25. 02. 15

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed