Coluna do Gerson Nogueira – 10.07.15

10 de julho de 2015 at 1:01 pm Deixe um comentário

A importância da 12ª rodada

O Papão faz hoje o chamado jogo de seis pontos. Precisa pontuar para se manter na vice-liderança e, por tabela, manter o Macaé afastado da zona de acesso. Um cuidadoso estudo matemático em poder da comissão técnica bicolor aponta que a 12ª rodada da Série B é mais importante e significativa do que se imagina.
O levantamento mostra que, desde que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, os números revelam uma tendência: dos quatro primeiros colocados na 12ª rodada, três conseguem o acesso ao final do campeonato. São números, não há como brigar com eles.
Com base nisso, o Papão entrará em campo hoje à noite sabendo da extrema importância do jogo, principalmente pelo acirramento da briga por um lugar no G4. A última rodada, cheia de empates, refreou alguns avanços, mas o Papão não pode estacionar nos 22 pontos sob pena de deixar o pelotão da frente.
Além do líder Botafogo, com 24 pontos, o Papão trava disputa direta com outras sete equipes – América-MG (21), Bahia (21), Náutico (21), Vitória (20), Macaé (18), Sampaio Corrêa (18) e ABC (16). Precisa, mais do que nunca, defender-se do avanço dos adversários.
Pelas próprias características da competição, são normais as oscilações de desempenho ao longo das 38 rodadas. Restam mais de dois terços dos jogos por disputar. Quem se encontra em posições inferiores no momento ainda tem chances legítimas de buscar a parte de cima da classificação. É o caso até do Ceará, estacionado na penúltima colocação, com apenas 6 pontos em 11 jogos.
Embora pouco provável, não é impossível que ocorram inversões de posicionamento, com a queda de rendimento de equipes bem situadas no começo do torneio. Contra os altos e baixos normais da Série B, o caminho mais lógico é a formação de elencos poderosos, com pelo menos dois jogadores de bom nível para cada posição.
Nesse aspecto, a diretoria do Papão tem sido extremamente criteriosa, seguindo à risca as indicações feitas pelo técnico Dado Cavalcanti. Sempre que o elenco precisou ser reforçado, o clube buscou as melhores opções dentro de seu orçamento para o campeonato. Foi assim que conseguiu montar um sólido grupo de zagueiros, que tem assegurado ao Papão presença no grupo de defesas menos vazadas até aqui, com 8 gols sofridos.
A política de contratações permitiu também que fosse sanado o crônico problema da lateral-esquerda, onde Pablo era improvisado frequentemente. João Lucas foi trazido para ser o titular e tem respondido bem às necessidades do time.
Do lado direito da defesa, onde residia outro velho drama, Pikachu já tem um substituto natural, Luís Felipe. E será ele o escalado para enfrentar o Macaé. Apesar disso, Dado contabiliza a perda de seu mais importante e decisivo jogador, espécie de termômetro da equipe. A outra vaga a ser preenchida é no gol, onde não deve haver maiores sobressaltos, visto que o experiente Ivan tem o mesmo nível do titular Emerson.
Com um elenco numeroso, um dos maiores da Série B, o fato é que o Papão está bem preparado para encarar as baixas (por contusão ou motivo disciplinar) no time titular. Isso certamente vai fazer a diferença à medida que o campeonato avançar e os problemas físicos se acentuarem, para todas as equipes, obviamente.

Desbloqueio ajuda futebol do Leão

A decisão do TRT, desbloqueando 50% das cotas de patrocínio do clube, constitui uma importante vitória do departamento jurídico do Remo, representado pelo advogado André Meira. Graças à liberação do dinheiro, a diretoria poderá viabilizar pagamentos e garantir que o futebol esteja amparado ao longo da disputa da Série D, dando tranquilidade à comissão técnica e ao elenco de jogadores.
Ao mesmo tempo, a Justiça concordou ontem em liberar 70% do dinheiro arrecadado com a renda dos jogos.
O drama permanece, porém, quanto ao plano de pagamento da dívida trabalhista do clube, avaliada em cerca de R$ 11,5 milhões. Caso não consiga apresentar uma proposta que convença a JT, a área do Carrossel corre o risco de ir a leilão a um preço abaixo dos valores de mercado e distante da quantia necessária para quitar os débitos existentes.
Por sorte, a parte de campo dá sinais de estabilidade depois dos atropelos na viagem de retorno a Belém após a vitória sobre o Ipiranga, em Macapá, no último teste para a estreia na Série D, domingo, em Vilhena (Rondônia). Nos treinos da semana, a equipe titular ganhou corpo e deve ter como novidade a inclusão de Chicão no meio-de-campo, ao lado de Ilaílson, Ameixa e Eduardo Ramos.

Lembranças da maior tragédia de BH

O longo texto postado pela Federação Alemã de Futebol festejando os 7 a 1 sobre o Brasil na Copa dá bem a medida da relevância daquela vitória, de certa forma mais comemorada pelos germânicos do que o próprio título ganho em cima da Argentina.
Comparando o triunfo ao “sétimo céu”, os alemães não escondem a surpresa com o placar elástico, mas enaltecem a frieza e a organização do time comandado por Kroos, Müller e Klose naquela tarde/noite em Belo Horizonte.
Mais revelador é o relato de um time de repórteres da Folha de S. Paulo que fizeram matéria especial com os personagens da maior tragédia do futebol brasileiro em todos os tempos.
Descobriram coisas curiosas, como a confiança de Felipão no receio que Bernard, aquele da alegria nas pernas, imporia ao time alemão. O técnico achava que a torcida do Galo iria ter um papel importante, incentivando Bernard e ajudando a intimidar os comandados de Joachim Löw.
O jogo mostraria, de maneira cruel para nós, que Bernard foi solenemente ignorado pelos adversários, preocupados apenas em fazer seu jogo de passes em velocidade e indiferentes à gritaria dos torcedores mineiros.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 10.07.15 Coluna do Gerson Nogueira – 12.07.15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: