Coluna do Gerson Nogueira – 09.09.15

9 de setembro de 2015 at 12:39 pm Deixe um comentário

Triunfo da objetividade

Mr. Série B mandou bem outra vez. Dado Cavalcanti, técnico do Papão, conseguiu que chegar aos 43 pontos na Série B com vitória pragmática e de pura audácia sobre o Santa Cruz, no Recife. Destaco o trabalho do técnico porque, nas circunstâncias, era o típico confronto para quem sabe explorar variáveis táticas e qualidades específicas de seus jogadores. E foi dessa maneira que tudo se desenrolou, com o resultado final refletindo a melhor estratégia empregada.
Depois de vencer o primeiro tempo por 1 a 0, marcando o gol em seu único lance de área, o Papão voltou para o segundo mais cauteloso e acabou sofrendo o empate (em penalidade máxima), mas não se amofinou e foi buscar o triunfo nos instantes finais, quando o adversário abriu a marcação no afã de virar o placar.
Foi uma atuação objetiva e de extrema concentração nos detalhes. Na condição de visitante, o Papão fez um jogo econômico, sem firulas e arriscando pouco, procurando explorar ao máximo os erros de passe e de posicionamento da linha de zagueiros do Santa Cruz, principalmente do estabanado beque Alemão.
Enfrentou com tranquilidade a pressão do time pernambucano ao longo dos primeiros minutos, mas soube chegar ao gol explorando a única oportunidade que surgiu pela frente. Com frieza, a bola foi roubada na intermediária por Augusto Recife, tocada a Leandro Cearense, que deu um passe perfeito para Jonathan. Dentro da área, o volante driblou o marcador e fuzilou no canto esquerdo do gol de Tiago.
Na etapa final, Leandro Cearense saiu lesionado e Dado botou Betinho em campo. De início, o atacante parecia confuso e errou alguns passes, mas aos poucos foi achando seu espaço. O time seguia se sustentando na força do conjunto e no esforço do trio Augusto Recife, Gilson e Jonathan na marcação.
O Papão crescia sempre que os contragolpes eram puxados por Pikachu e Welinton Junior, mas o Santa Cruz ameaçava também. Acabou chegando ao gol após lançamento rápido para Luisinho, que foi tocado na área pelo zagueiro Tiago Martins. Grafite bateu o penal e empatou.
Animado com o empate, o Santa Cruz passou a atacar com insistência, usando a dupla de centroavantes Grafite e Anderson Aquino. Ainda com o placar em 1 a 1, o goleiro Ivan evitou gol certo em cabeceio de Aquino, aos 22. Os ataques se repetiam e a defesa bicolor se safava com certa dificuldade quando a bola caía pelo lado de Tiago Martins, voltando de contusão. O time também sofria com a ausência de jogadas que pudessem conter o Santa e equilibrar as ações no meio-campo.
Quase ao final, em escapada rápida pela esquerda, Welinton avançou até a linha de fundo e cruzou. A bola resvalou num zagueiro e foi espalmada pelo goleiro. Betinho fechava na pequena área e tocou para as redes, marcando o segundo gol.
Nos instantes finais, o Santa ainda pressionou e obrigou Ivan a pelo menos duas grandes intervenções, mas o Papão conseguiu manter a vantagem, não sem antes ainda desfrutar de boa oportunidade com Welinton.
Para um time que foi praticamente desfigurado em sua formação titular, a vitória foi um resultado importantíssimo, que mantém a perspectiva do acesso e revela o amadurecimento adquirido ao longo da disputa. A vitória leva a assinatura de um time comprometido na luta por resultados, espelhando à perfeição a filosofia de seu técnico.

A dois pontos da liderança

Por alguns minutos, o Papão chegou a liderar a classificação da Série B. Foi quando vencia a partida no primeiro tempo e, depois, quando virou o placar. Só que, instantes depois, o Botafogo superou o Paraná no estádio Niltão e manteve o primeiro lugar.
De todo modo, a segunda colocação faz jus à excelente campanha do time no campeonato e à arrancada neste começo de returno, quando conquistou 13 dos 15 pontos disputados, vencendo quatro jogos e empatando apenas um.
Mais que isso: o Papão vai deixando para trás nesta Série B a pecha de time doméstico, que encontrava sempre imensas dificuldades em vencer fora de seus domínios. A atuação no Arrudão consolidou um padrão de jogo, baseado em defesa forte e marcação intensa em todos os setores. Mesmo sem um setor de criação eficiente, o Papão vai vencendo e avançando.

Leoninos ainda lamentam perdas

Enquanto Jonathan marcava o golaço que abriu caminho para a vitória bicolor, ontem à noite, um experiente benemérito azulino comentava sobre a facilidade com que a gestão de Zeca Pirão permitiu a saída sem ônus do volante, uma das joias das divisões de base do Leão. Leandro Cearense deixou o clube pelas mesmas razões.
Por atrasos salariais, Jonathan atravessou a Almirante Barroso e ainda foi à Justiça do Trabalho cobrar pendências, cujo valor inicial está em R$ 400 mil. Tudo poderia ter sido evitado se a política salarial e a própria administração do clube fosse mais responsável.

O incrível escrete do Capitão do Mato

Vejo na TV o Brasil começar amistoso caça-níquel nos States, a tempo de acompanhar duas cenas grotescas num lance só. Hulk marca gol limpando jogada na área, depois de um lance de habilidade de William pelo lado direito da defensiva norte-americana.
Hulk e William foram dois dos vários fiascos daquele time de Felipão na Copa 2014. Hulk, que alguns afobados já cognominaram de “incrível”, continua a ser um zagueirão que joga como atacante e que costuma brilhar em partidas desnecessárias como a de ontem.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 09.09.15 Coluna do Gerson Nogueira – 10.09.15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: