Coluna do Gerson Nogueira – 16.11.15

16 de novembro de 2015 at 1:08 pm Deixe um comentário

O enigma Pikachu

Matéria do repórter Luiz Guilherme no caderno Bola de ontem abordou a questão que deve tomar conta do ambiente alviceleste a partir de agora, nos estertores da Série B e com o fim da expectativa pelo acesso à Série A: o futuro de Pikachu. Pelo cenário desenhado, o lateral-direito deve mesmo deixar o futebol paraense depois de três anos de desempenho em alto nível.
Artilheiro do time em temporadas seguidas, além de forte presença como opção para o setor ofensivo, Pikachu já teve sua contratação dada como certa pelo Flamengo. Justiça se faça, pela imprensa carioca. A diretoria do clube rubro-negro em nenhum momento se manifestou a respeito.
As especulações são normais em torno de um jogador de qualidade e que sabidamente desperta o interesse de vários clubes. Comenta-se que, além do próprio Flamengo, Pikachu recebeu sondagens de Palmeiras, Goiás, Atlético-MG e Grêmio.
Com 23 anos de idade, o destino profissional do atleta passa necessariamente por uma transferência para fora do Estado. Há quem aposte, inclusive, em transação internacional, diante da descoberta do aquecido mercado chinês.
Penso que, a essa altura, Pikachu deve encaminhar sua saída do Papão com o máximo de tranquilidade, fazendo jus à atenção e ao carinho que sempre recebeu no clube, de funcionários a dirigentes, além da natural identificação com a torcida.
Pikachu fez gols e foi produtivo como sempre na campanha do Papão na Série B, mas teve nesta temporada mais altos e baixos do que nas duas passadas. No Parazão e na Copa Verde, não rendeu o que dele se esperava, o que de certa forma influenciou na caminhada bicolor nas duas competições.
Mesmo na atual disputa da Segunda Divisão seu rendimento no returno oscilou muito, acompanhando a queda geral da equipe, principalmente quando à intensidade e à vibração do primeiro turno. Como um jogador de apoio, que participa bastante das ações ofensivas, Pikachu foi vítima da queda de produção do time a partir da 24ª rodada.
Ainda assim, seu prestígio continuou em alta. Nas transmissões dos jogos do Papão, locutores e comentaristas seguiram destacando sua importância para o time, qualificando-o como um dos melhores jogadores do campeonato.
Em meio aos boatos sobre o destino do jogador cabe ressaltar o cuidado com que a situação tem sido conduzida tanto pelo clube quanto pelos representantes do atleta. Essa estratégia se mostrou das mais acertadas, preservando Pikachu e evitando desgastes desnecessários junto ao torcedor.
Nos últimos dias, algumas pessoas ligadas ao clube admitiram que há interesse em brigar pela permanência do jogador, mesmo diante das propostas que certamente virão lá de fora. Teria sido oferecido um salário na faixa de R$ 100 mil, mas o jogador não se manifestou ainda. É claro que isso teria muito mais efeito e chance de funcionar caso o Papão fosse disputar a Série A.
Diante do cartaz que desfruta hoje, Pikachu dificilmente deixará passar essa nova oportunidade de participar da principal competição do país.

Brasil goleia, mas seleção carece de ajustes

O começo foi totalmente favorável aos ianques, que abriram o placar aos 6 minutos em gol contra do zagueiro Marlon. Atrapalhada no meio e confusa lá atrás, a Seleção Brasileira custou a se encontrar no jogo. O empate só veio aos 43 do segundo tempo, através de Gabriel.
A equipe só viria a deslanchar no segundo tempo e a virada começou logo de cara, com Felipe Anderson (que havia substituído ao lesionado Valdívia) aproveitando boa assistência de Gustavo Scarpa.
O time americano, fechadinho como sempre, passou a ter dificuldades para bloquear as investidas brasileiras. O próprio Felipe Anderson ampliou o marcador. Em ritmo forte, apesar de trapalhadas no desenvolvimento de jogadas simples, a Seleção se impôs ainda mais e Gabriel marcou o quarto gol aos 35 minutos.
A goleada, sob gritos de “olé” da minguada torcida no Mangueirão, se consolidou através do gremista Luan, completando passe de Gabriel. Como os amistosos servem basicamente como preparação para as Olimpíadas, o placar não é a prioridade da equipe do técnico Rogério Micale, mas a articulação do meio-campo ainda requer algumas correções.
Bons atacantes como Gabriel e Luan tiveram suas tentativas prejudicadas por erros bobos na construção de jogadas pelos lados e no bolo formado no meio-campo. É possível que o time venha a ganhar mais qualidade com a intensificação dos jogos, mas ainda parece crua demais para buscar o cobiçado ouro olímpico no Rio.

Resultados desmancham os últimos sonhos

Os resultados da 36ª rodada não favoreceram ao Papão. Diferentemente de outras vezes, os adversários diretos na briga pelo acesso se saíram razoavelmente bem, com exceção de Bahia e Náutico. Como o Santa Cruz aplicou um surpreendente chocolate no Botafogo em pleno Niltão, as remotas esperanças bicolores praticamente se reduziram a pó.
O Coral pernambucano precisa agora de apenas uma vitória e um empate para se garantir na Série A. Como o Papão só pode alcançar 62 pontos, caso vença seus próximos compromissos, outros times podem terminar à sua frente, além do Santa Cruz. É o caso de Bragantino, Sampaio Corrêa e Náutico, que têm 57 pontos.
A essa altura, as contas deixam de ser uma obsessão na Curuzu e as atenções já se voltam para o desmanche do atual elenco e a formação da base para o começo da próxima temporada.

Entry filed under: Uncategorized.

PAPO DO 40º – Ronaldo Porto – 16.11.15 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 17.11.15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: