Coluna do Gerson Nogueira – 25.01.16

25 de janeiro de 2016 at 10:23 am Deixe um comentário

Vitória da democracia

Pela vontade soberana dos eleitores, André Cavalcante foi escolhido para presidir o Remo pelos próximos nove meses. Pelo histórico do candidato e competência demonstrada na administração do programa de sócio torcedor do clube, o Nação Azul, pode-se dizer que a escolha foi das mais certeiras.

De perfil inovador e aberto a ideias modernas, André tem uma grande possibilidade de fazer a gestão necessária para tirar o Remo do atraso em que se encontra hoje. O desafio será romper com a velha estrutura administrativa, que leva à repetição de erros crassos a cada temporada.

A perspectiva positiva é, ao mesmo tempo, um imenso desafio para o novo gestor. Terá que realizar em pouco tempo mudanças que vêm sendo adiadas sucessivamente há mais de 10 anos. Desde o final da gestão de Raphael Levy, o Remo não conseguiu mais equilibrar receita e despesa.

Resulta desse acúmulo de problemas a situação aflitiva do clube no campo financeiro, tendo que comprometer quase um terço de tudo que arrecada para poder reduzir a dívida junto à Justiça Trabalhista.

Cumprir o acordo celebrado na esfera judicial é outra responsabilidade pesada sobre as costas da diretoria que está assumindo. Foram descumprimentos seguidos que fizeram o clube perder credibilidade e a correr constantes riscos de perda de patrimônio.

Por dever de ofício – e até para se preservar –, André terá que executar um processo de levantamento das dívidas e dos recursos que foram desviados do clube nos últimos anos, a fim de ter uma noção clara do quadro financeiro que está herdando.

Outro ponto crucial para o futuro imediato do Remo é se habilitar ao Profut, cujo primeiro prazo já foi descumprido pela gestão iniciada por Pedro Minowa. Sem se cadastrar no programa, o clube ficará sujeito a penalidades que incluem até a não participação em campeonatos oficiais a partir de 2017.

Pelo lado positivo, André terá agora condições de implementar avanços e melhorias no programa de sócio torcedor. Por tudo que aprendeu e fez no Nação Azul pode ampliar o alcance do ST, auferindo mais receita e oferecendo mais vantagens aos sócios.

Aliás, caso queira de fato avançar politicamente, o Remo terá que ajustar seu estatuto aos novos tempos. Não se concebe que os sócios torcedores sejam impedidos de deliberar sobre a vida do clube e de votar para presidente. De certa forma, têm tantos direitos quanto os sócios proprietários e remidos.

Acima de tudo, o triunfo da chapa André Cavalcante-Fábio Bentes significa que o Remo começa finalmente a se ajustar aos novos tempos, afugentando candidatos retrógrados, derrotando a demagogia e expurgando modelos clientelistas que não condizem com a prática democrática. O resultado das urnas indica que os associados querem avanços, com transparência e responsabilidade.

Tempo de treinar e observar

Não chega a surpreender o revés do Papão, ontem, em Castanhal. Ao contrário da equipe interiorana, recheada de jovens valores, o time de Dado Cavalcanti ainda busca a configuração ideal. Além disso, o elenco se encontra em fase de preparação, inclusive quanto ao condicionamento físico.

Alguns dos jogadores que enfrentaram o Castanhal certamente terão muito a render no Campeonato Paraense. Ilaílson, Augusto Recife, Leandro Cearense e Betinho foram alguns dos mais efetivos no amistoso, mas outros ainda se ressentem da necessidade de maior entrosamento, como Celsinho.

Muito mais que o resultado final do amistoso, o que importa é a movimentação do grupo, que não tinha ainda sido testado em jogo oficial. Dado deve ter aproveitado para observar bem seus atletas e tirar dúvidas para a estreia no Parazão contra o Paragominas, na próxima semana.

A formação titular não deve ser muito diferente da que se apresentou no Maximino Porpino, mas é certo que o setor defensivo ganhará atenção especial nos treinos desta semana.

Enquanto isso, em Belém, o Remo passava pelo selecionado de Maracanã sem maiores dificuldades, dando ao técnico Leston Junior a chance de novas experimentações na equipe. Marco Goiano voltou a aparecer bem.

 

Direto do blog

“O André será um excelente Presidente, tenho certeza. Votei no Miléo Jr., que tinha a seu lado grandes remistas, como Domingos Sávio, André Carrascosa, Milton Campos e outros. O grande vitorioso da eleição é o Clube do Remo. O André e o Fábio são profissionais exitosos em suas atividades e continuarão, agora de forma mais ampla, o trabalho que vêm fazendo no CR. As votações do André e do Miléo representam o repúdio do sócio a projetos mirabolantes, mais uma vez rejeitados pela coletividade azulina. Pé no chão e a ajuda de todos os remistas que colocam o clube acima dos interesses individuais são o caminho para o sucesso”.

Ronaldo Passarinho, grande benemérito azulino.

Sustos e preocupações alvinegras

Em partida exibida para todo o país através de um canal fechado, o Botafogo se encarregou de deixar seus torcedores com a pulga atrás da orelha depois da derrota frente à Desportiva capixaba. Os mesmos problemas verificados ao longo do Brasileiro da Série B voltam a surgir, sem que o comando técnico consiga corrigi-los.

Como se trata de amistoso de preparação, deve-se dar o devido desconto, mas jogadores que já não rendiam na Série B continuam perigosamente ocupando posições fundamentais no time, como na proteção à zaga, onde Lindoso é garantia de sustos intermináveis, ao lado do miolo de zaga.

Ao final do jogo, o goleiro e capitão Jefferson recomendou aos dirigentes que façam contratações para reforçar o time. Jefferson, como toda a torcida alvinegra, tenta alertar para a ameaça de novo rebaixamento à Segunda Divisão. Sabe o que diz.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Coluna do Gerson Nogueira – 24.01.16 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 26.01.16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: