Coluna do Gerson Nogueira – 09.03.16

9 de março de 2016 at 11:02 am Deixe um comentário

O script está pronto

No mesmo dia em que os clubes, por 11 a 9, decidiram manter o sistema atual de disputa na fase final, o Remo ficou conhecendo a tabela da fase inicial do Campeonato Brasileiro da Série C. Os adversários já eram conhecidos, mas a ordem dos jogos ajuda a tornar mais claro o grau de dificuldades que a competição oferece. A estreia será fora de casa, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, e a última partida será no Mangueirão, contra o América-RN.

Com a perda do primeiro turno no Campeonato Paraense, o Remo pode reavaliar com mais rigor as condições do atual elenco para enfrentar, a partir de 22 de maio, a competição mais importante do ano.

Antes mesmo de baixar a poeira da derrota para o rival nas penalidades, a diretoria começou a prospectar nomes para reforçar o grupo de jogadores. Jogadores que atuam no futebol paulista são os alvos preferenciais dos azulinos, alguns já devidamente apalavrados.

O returno do campeonato estadual, a Copa Verde e a Copa do Brasil servirão de teste definitivo para o time que Leston Junior pretende montar para a Série C. O problema é que, mesmo sem ter a importância do Brasileiro, competições como o Parazão e a Copa Verde são muito valorizadas pela torcida, que definitivamente não assimila o discurso de prioridade máxima para a Série C.

Contra oponentes do Norte-Nordeste-Centro Oeste, o Remo terá pela frente batalha árdua na briga pelo acesso à Série B. Em teoria, três times são os maiores obstáculos à pretensão do Leão na fase classificatória: Fortaleza, América-RN e River – pela tradição dos dois primeiros e a ascensão do time piauiense, que subiu junto com o Remo.

Os clubes do lado nortista da tabela defendiam mudanças na competição a partir das quartas de final. Na verdade, a pretensão é antiga: cruzamentos entre times do mesmo grupo, o que garantiria o acesso para dois representantes do bloco considerado menos abonado economicamente.

Mas, apesar do esforço e da mobilização dos dirigentes, a votação foi desfavorável porque o Cuiabá (que está de gaiato no grupo) resolveu apoiar a fórmula antiga, defendida também pelos grupos do bloco do Sul-Sudeste.

Primeiro “pega” paraense na Copa Verde

A Copa Verde começa de verdade hoje à noite, em Marabá, com o jogo entre Águia e Papão, reprisando a encarniçada semifinal do turno do Campeonato Paraense. Pela boa fase dos bicolores, que acabam de levantar a Taça Cidade de Belém, e a indiscutível evolução do time marabaense, que não perde há seis partidas (quatro pelo Parazão e as duas da classificatória da Copa Verde), é de se esperar um confronto decidido a partir da postura das equipes no meio-de-campo.

Um aspecto a ser considerado é que o Papão voltar a contar com Celsinho, depois da expulsão contra o próprio Águia. Na decisão do turno do Parazão, domingo, a ausência do principal jogador do time foi bastante sentida, principalmente pela sua capacidade de reforçar o ataque a partir de arrancadas pelo lado esquerdo, além da notória qualidade na cobrança de faltas e escanteio.

Contra o Águia, Celsinho foi muito bem marcado, como ainda não tinha sido em toda a competição, fato que pode ter desestabilizado emocionalmente o atleta e causado sua expulsão. Pois é este Águia confiante e invicto que receberá o Papão contando com todos os titulares, inclusive Charles e Valdanes, expulsos também na semifinal.

Promessa de jogo duríssimo no Zinho Oliveira.

PF vai conduzir o coronel à CPI

A expressão “condução coercitiva”, que virou moda desde a semana passada por ocasião do depoimento do ex-presidente Lula à Polícia Federal, agora também se incorpora ao universo do futebol. O alvo deste instrumento legal será o coronel Antonio Carlos Nunes, presidente em exercício da CBF.

Mas, ao contrário de Lula, que não se recusou a comparecer, o coronel foi convidado pela CPI do Futebol no Senado e ignorou a convocação. Presidente da comissão, Romário avisou que iria recorrer à Justiça Federal para que Nunes fosse conduzido à tomada de depoimento marcada para o próximo dia 16.

No pedido de condução coercitiva, Romário argumentou que “a testemunha em referência (Nunes), devidamente intimada, não compareceu, sem motivo justificado, à oitiva designada“, referindo-se à sessão de quarta-feira passada. A Polícia Federal será instada a levar o presidente da CBF ao plenário do Senado na semana que vem.
Vale lembrar que o coronel já esteve na CPI do Futebol e não disse coisa com coisa. Como presidente da Federação Paraense de Futebol, ele depôs no dia 28 de outubro do ano passado. Fez um discurso enrolado e não respondeu a nenhuma pergunta da comissão.

A CBF alega que não atendeu a convocação inicial porque a CPI teria usado o mesmo requerimento de 2015 para pautar o depoimento do coronel, o que seria irregular.

O fato é que, em meio a tantas denúncias que pesam hoje contra a CBF, postergar depoimento não é das atitudes mais inteligentes. Velha raposa, Nunes sabe disso melhor que ninguém e deveria estar atento à fúria punitiva que Romário tem demonstrado contra a entidade – desde que o assunto não envolva a Globo, of course.

Os melhores da primeira parte do campeonato

Com base no rendimento individual dos jogadores na fase classificatória e nas semifinais, a seleção do primeiro turno do Parazão ficou assim – ao estilo clássico, com apenas um volante:

Emerson (PSC); Léo Rosa (Águia), Ezequias (IND), Lombardi (PSC) e Edinaldo (Águia); Recife (PSC), Flamel (Águia), Eduardo Ramos (Remo) e Celsinho (PSC); Ciro (Remo) e Monga (IND). Técnico: Dado Cavalcanti.

Entry filed under: Uncategorized.

PAPO DO 40º – Ronaldo Porto – 07.03.16 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 09.03.16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: