Coluna do Gerson Nogueira – 14.03.16

14 de março de 2016 at 2:45 pm Deixe um comentário

Leão passa aperreio na arena

O Remo está há 270 minutos sem vencer no Parazão. Empatou na semifinal do turno com o Independente, na final diante do Papão e ontem com o Paragominas. A pior atuação ocorreu na Arena Verde, onde chegou a estar perdendo até os 40 minutos do segundo tempo. Achou o gol de empate em lance de oportunismo do atacante Léo Paraíba.
Com os três volantes – Michel, Yuri e Alisson – que o técnico Leston Junior costuma utilizar, o Remo esteve bem nos primeiros 20 minutos, quando optou por marcar no campo de defesa do Paragominas. Isto acuou a equipe da casa, que encontrava dificuldades em conter o ataque azulino.
Ciro centralizava as ações, mas recebia a ajuda constante de Eduardo Ramos e Marco Goiano. Até Yuri de vez em quando se lançava ao ataque. Neste período, o Remo teve duas chances preciosas. Aos 4 minutos, Ciro apareceu na frente do goleiro Renan e chutou cruzado para uma difícil defesa do guardião.
Dois minutos depois, aconteceu o lance mais bonito da partida. De fora da área, Marco Goiano emendou de primeira no ângulo direito da trave de Renan. A bola estourou no travessão e caiu atrás da linha do gol, mas o assistente não validou o que seria o primeiro gol azulino.
Depois disso, o Remo afrouxou a marcação adiantada que mantinha sobre o setor de defesa do Paragominas, permitindo aos donos da casa algumas tentativas de ataque. O jogo ficou mais equilibrado, embora o Jacaré tenha feito apenas um ataque mais perigoso. Foi aos 33 minutos, quando Aleílson lançou Fabinho e este chutou à esquerda do gol de Douglas (que substituía Fernando Henrique, vetado minutos antes da partida).
Apesar da pouca contundência do Paragominas, o setor defensivo do Remo começou a apresentar as falhas de sempre. Mesmo com três volantes, perdia todos os rebotes em frente à grande área. Saía ao ataque de maneira atrapalhada, errando muitos passes. Ainda assim, aos 39, em contra-ataque pela esquerda, Ciro driblou um zagueiro e chutou cruzado por cima do gol.
O Remo voltou com Chicão no lugar de Michel para o segundo tempo, mas, antes que Leston providenciasse a habitual entrada de um atacante, o Paragominas chegou lá. João Neto invadiu pela direita e chutou para defesa parcial de Douglas. No escanteio, Aleílson desviou para San cabecear para as redes. O zagueiro estava impedido, mas o lance foi validado.
O Remo acusou o golpe e custou a se recompor. Daniel cabeceou para as redes aos 10 minutos, mas a arbitragem anulou o gol, corretamente. O atacante voltava da posição de impedimento.
Leston resolveu abrir o time, reforçando o ataque em busca desesperada pelo empate. Botou Potita no lugar de Marco Goiano e Léo Paraíba substituindo a Alisson. Como seria previsível, o Remo passou a atacar de verdade e Ciro saiu do isolamento. Aos 24, Potita cabeceou na trave direita de Renan e, aos 32, Eduardo Ramos perdeu grande chance diante do goleiro do Jacaré.
Sem organização, o Remo se lançava à frente, cruzava bolas na área e exercia certa pressão. Já no desespero, aos 40, Ramos cobrou falta em forma de cruzamento e Henrique (impedido) desviou de cabeça para a entrada de Léo Paraíba na pequena área. De carrinho, ele tocou para o fundo das redes.
A pergunta que não quer calar: por que Leston insiste com três volantes e só arrisca com dois ou mais atacantes quando a vaca ameaça ir pro brejo?
Saldo curioso do confronto na Arena Verde: dois gols irregulares validados e o único gol legal anulado.
Aleílson e Renan se destacaram no Paragominas. Do lado azulino, Douglas e Yuri foram os mais regulares.

São Francisco segura o Papão

A exemplo do maior rival, o Papão coleciona três empates nos últimos confrontos pelo Campeonato Paraense – contra o Águia na semifinal do turno, contra o Remo na final e diante do São Francisco, sábado à tarde, na Curuzu.
A atuação contra o Leão santareno parecia tranquila no primeiro tempo, mas foi se complicando aos poucos, resultando em pressão do visitante na etapa final que resultou em três ótimas defesas do goleiro Marcão.
O time alviceleste entrou com uma formação ofensiva, com Leandro Cearense, Fabinho Alves e Bruno Veiga na frente. A iniciativa poderia ter dado certo se o São Francisco tivesse saído da defesa.
Como Valter Lima preferiu esperar pelas iniciativas do Papão, o jogo se tornou preso e Celsinho não encontrou espaço para lançar e tabelar com os atacantes. Aliás, já há alguns jogos o meia-armador não tem mais liberdade para se movimentar, pois passou a ser vigiado de perto pelos adversários.
Para piorar, os laterais Roniery e Christian pouco participavam das ações ofensivas, reduzindo as possibilidades pelos lados do campo.
Sem êxito com a esquematização do primeiro tempo, Dado substituiu Fabinho Alves por Paulinho e lançou Marquinhos no setor de criação. Foram duas mexidas inócuas, que não melhoraram o rendimento do time e ainda estimularam o São Francisco a sair da defesa.
Como os donos da casa não ameaçavam, o time santareno se animou e passou a buscar a vitória. Só não conseguiu esse objetivo porque Marcão voltou a aparecer bem. Ted, Guilherme e Balotelli criaram alguns bons momentos ofensivos e, no final, já com Ricardinho, o São Francisco esteve mais agudo e perto do triunfo.

Benemérito leonino manda notícias

Depois de 48 horas de observação, é satisfatório o estado geral de saúde do grande benemérito azulino Ronaldo Passarinho, ex-presidente da Assembleia Legislativa e do TCM, para alegria de numerosa confraria de amigos. Ele está internado desde terça-feira em São Paulo, submetendo-se a tratamento de saúde que incluiu uma angioplastia e implantação de três stents, mas se recupera bem. Acompanhou pela internet o empate do Leão em Paragominas e deve receber alta amanhã.

Entry filed under: Uncategorized.

PAPO DO 40º – Ronaldo Porto – 14.03.16 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 15.03.16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: