Coluna do Gerson Nogueira – 15.03.16

15 de março de 2016 at 4:20 pm Deixe um comentário

Encruzilhada perigosa

Há quem no Remo defenda a tese, a título de apoiar o técnico Leston Junior, de que o time tem ainda muito a evoluir e que a formação atual se consolidará a tempo de fazer boa campanha no Brasileiro da Série D. Pode ser.
A essa altura, é injusto que se condene todo o trabalho desenvolvido até aqui por Leston, apesar dos muitos pontos falhos, pelo simples fato de que o atípico Campeonato Paraense é normalmente muito difícil para técnicos de primeira viagem.
Dado Cavalcanti, há um ano, sofreu bastante com as peculiaridades do torneio e cometeu erros que hoje seguramente não cometeria. Portanto, é perdoável que Leston esteja sofrendo com isso também.
O grande problema para o Remo é que o Parazão não pode ser encarado como uma competição qualquer. Em nome da tradição e da história, o clube já seria obrigado naturalmente a priorizá-lo. Ocorre que razões de ordem prática conduzem à obrigação de vencer a disputa.
Vejamos: o título estadual daria ao Remo presença assegurada na Copa Verde e na Copa do Brasil de 2017, além de significar a manutenção da hegemonia regional com o tricampeonato. Por outro lado, caso não conquiste o cetro máximo, o clube ficará dependendo de arranjos para disputar a Copa Verde e com participação incerta na Copa BR.
Há mais coisa em jogo. Depende decisivamente da conduta do time em campo a rentabilidade do programa de sócio-torcedor (Nação Azul). Nos últimos meses, o programa teve crescimento expressivo, mas é fato que sua força vem das vitórias e títulos no futebol.
Para que o time finalmente entre nos eixos e consiga convencer a torcida será necessária uma mudança de rumos, a partir da própria sistemática adotada pelo técnico. Não é crime utilizar três volantes, Zagallo fazia isso quase sempre, Parreira idem. O problema é arranjar maneiras de fazer com que os marcadores não se limitem a uma faixa do campo. Devem ter liberdade e categoria para auxiliar na criação e na cobertura aos laterais.
O Remo atual – que se atrapalhou todo para vencer o Parauapebas, superar o Independente, esbarrar no Papão e sofrer frente ao Paragominas – joga com três homens que raramente saem da função de protetores da zaga. E, na prática, protegem pouco. Sempre que o time é atacado acaba tendo grandes dificuldades.
Desde as primeiras rodadas, ficou evidente que enquanto não ajustar o meio, Leston terá uma equipe insegura e instável. Com marcação e criação bem arrumadas, o jogo vai fluir naturalmente e todos serão felizes – defesa mais fechada e ataque bem abastecido. Mas, se não há peças para executar essas tarefas, o problema já é outro.
Acordo eleva cacife do Papão

Ainda sem maior detalhamento sobre a natureza do acordo, vale destaque o anúncio feito ontem à noite pela diretoria do Papão quanto à parceria firmada com o canal Esporte Interativo. Os números seriam significativos – informes não oficiais indicam que, a título de luvas, o clube receberia R$ 15 milhões.
O Papão é o primeiro clube nortista e o quinto do país a se associar ao EI para transmissão de jogos no Campeonato Brasileiro da Série A através das operadoras de TV exploradas pelo canal, que pertence ao grupo Turner – o mesmo que é proprietário da CNN e do Cartoon Network.
A associação ao EI permitirá ao Papão se organizar melhor e formar equipe de bom nível para se habilitar a disputar a Série A de 2019 a 2024, período de duração do contrato. O EI dá um voto de confiança quanto à evolução administrativa do clube, capaz de levá-lo à Primeira Divisão até 2019.
Além do bicolor paraense, outras quatro agremiações já firmaram acordo com o EI – Santos, Atlético-PR, Bahia e Ceará. Inter-RS e Vila Nova-GO podem se associar nos próximos dias.
Sem dúvida, mesmo como estímulo, a iniciativa é louvável e só tem a valorizar o trabalho desenvolvido há três anos pelos gestores do clube.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 15.03.16 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 16.03.16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: