Coluna do Gerson Nogueira – 23.05.16

23 de maio de 2016 at 3:41 pm Deixe um comentário

Ficou de bom tamanho

 

Foi mais difícil do que se imaginava. O Oeste impôs dificuldades, jogou muito bem e por pouco não levou três pontos para São Paulo. Mas o Papão, que não conseguiu se estabilizar no primeiro tempo, não tem do que se lamentar, pois as circunstâncias da partida fizeram com que o empate fosse até um bom negócio.
Com pouco mais de uma semana à frente do time paulista, Fernando Diniz acrescentou a linha defensiva do Audax e mudou por completo a fisionomia tática do Oeste. Sob seu comando, os jogadores valorizam a posse de bola, capricham na aproximação entre os setores e raramente dão um passe errado. Ligação direta? Nem pensar.
Contra uma equipe que joga dessa maneira, tocando a bola desde a reposição até as ações ofensivas, qualquer adversário encontra sérios problemas para marcar. Com o Papão de Ricardo Capanema e Augusto Recife não foi diferente. O jogo terminou e o setor de contenção bicolor não achou jeito de vigiar e conter os meias e atacantes do Oeste.
Além dos embaraços criados para os defensores do Papão, a maneira de conduzir a bola, tocando até 15 passes numa jogada normal, provoca um desgaste a mais para quem marca. Durante os primeiros 45 minutos, as manobras do Oeste se concentraram nas duas pontas, com Francis pela direita e Léo (ex-PSC) pela esquerda, explorando os espaços deixados por João Lucas e Roniery, respectivamente.
O gol do Oeste surgiu de uma investida pela direita em contra-ataque. Aos 38 minutos, Clébson foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Ricardo Bueno mandar para as redes. O Papão ainda pressionou e perdeu duas chances, com Leandro Cearense e Alexandro. Além disso, o árbitro cearense deixou de assinalar um penal de André sobre Alexandro.
Em desvantagem, o Papão encarou a etapa final de outra forma. Posicionou os dois atacantes mais em cima da saída de bola do Oeste e passou a utilizar mais as extremas, com Ruan (substituto de Rafael Costa) e Edson Ratinho (que entrou no lugar de Roniery). Aos 27 minutos, depois de muita insistência, Alexandro marcou o gol bicolor em raro descuido dos zagueiros rubro-negros. O gol deu nova vida ao Papão e melhorou o rendimento até de Celsinho, discretíssimo em campo.
O confronto ficou em aberto até o último instante, com chances de lado a lado, mas a justiça se impôs com a igualdade no placar.
Dado Cavalcanti, assertivo como sempre, resumiu bem as coisas. Saiu insatisfeito com o resultado, mas feliz pelo jogo que o Papão conseguiu fazer, equilibrando as ações contra um oponente que será muito difícil de ser batido na competição.
Remo empata, mas confirma evolução
Poderia ter sido uma estreia mais auspiciosa, mas o Remo conseguiu sair da Arena Pantanal com um empate após jogar razoavelmente bem diante do Cuiabá. As muitas modificações feitas no time mato-grossense, que estreava nove atletas, permitiram ao Leão criar boas situações no início da partida. Fernandinho, jogando em velocidade, levava sempre vantagem sobre os zagueiros. Foi assim que abriu o marcador, depois de um corte seco dentro da área e o chute chapado no canto direito do goleiro Henal.
Flávio Araújo, porém, deve ter acompanhado a desdita azulina em bolas aéreas e conseguiu chegar ao empate ainda no primeiro tempo em cabeceio de Gilson, ex-bicolor, aproveitando um clarão no meio da zaga do Remo.
Depois do intervalo, o Cuiabá voltou mais agudo e poderia até ter obtido a virada, mas desperdiçou um penal meio mandrake assinalado pela arbitragem. O Remo não manteve a agressividade do primeiro tempo, mas também teve chance de matar o jogo.
No geral, uma apresentação dentro do esperado, com lampejos de Eduardo Ramos e atuações pouco convincentes de Ciro e Fabiano.
De todo modo, o Remo mostrou estar em evolução, mais organizado e insinuante no ataque, graças à presença destacada de Fernandinho como atacante de lado.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 17.05.16 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 25.05.16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: