Coluna do Gerson Nogueira – 11.05.17

11 de maio de 2017 at 12:44 pm Deixe um comentário

Em ritmo de treino

 

Enquanto o placar esteve em branco, permaneceu no ar a esperança de uma surpresa alviceleste, capaz de reverter o placar desvantajoso de 2 a 0 em favor do Santos. Uma hipótese remota, mas não impossível. Mas, depois que saiu o primeiro gol, a partida tornou-se praticamente um amistoso para a equipe paulista. Foi visível a contenção dos visitantes, preocupados em se poupar para os futuros compromissos na Série A e na Libertadores.

O Papão, ainda curtindo a ressaca da conquista do bicampeonato estadual, entrou propondo um jogo de cautela, baseado na marcação forte, precavendo-se quanto ao risco de uma goleada em casa. Marcelo Chamusca botou três volantes – Recife, Rodrigo Andrade e Wesley – e cuidou para que seus laterais não subissem para o apoio.

Ao Santos não interessava impor correria. Ricardo Oliveira deu alguns piques nos primeiros 20 minutos, caindo depois num estado de inércia que sua presença praticamente só foi notada quando deixou o campo para a entrada de Caíque no 2 tempo.

O fato é que a face mais agressiva do Peixe se revelava quando as jogadas eram iniciadas por Lucas Lima, partindo de seu campo e incluindo o habilidoso Bruno Henrique nas tentativas de envolver a zaga paraense.

Não por acaso, ambos participariam do primeiro gol. Bruno estufou as redes, aos 26 minutos, concluindo em alta velocidade um passe de Vítor Bueno e coroando uma jogada que nasceu de um magistral lançamento de Lucas Lima para o lado direito do ataque santista, apanhando a zaga bicolor completamente aberta.

Antes de sofrer o gol, o Papão esteve perto de fazer o seu. Talvez não tenha marcado por falta de confiança. Primeiro com Diogo Oliveira, depois com Wesley. Ambos finalizaram de dentro da área, mas sem força e direção.

Com a vantagem ampliada, o Santos cadenciava a saída, mas exagerava na lentidão e nos passes curtos. Era quase como um treino de luxo. Lucas Lima, Renato, Vítor Ferraz e Vítor Bueno eram os mais participativos. As triangulações confundiam a marcação, mas sem forçar. Assim, relaxado e tranquilo, deixou o tempo escoar até o fim do primeiro tempo.

Na etapa final, o Papão voltou com gás renovado e bem mais empenhado em atacar. Pressionou com vontade logo no começo e, aos 4 minutos, em bela escapada, Rodrigo Andrade cruzou para a entrada da área e Diogo Oliveira pegou de primeira. Tiro forte e colocado, sem defesa.

O empate empolgou a torcida (13 mil presentes ao Mangueirão) e entusiasmou o time, mas o Santos não se perturbou. Leandro Donizete substituiu a Renato, ajudando a fechar a entrada da área.

Apenas dez minutos depois, veio o desempate. Em arrancada pela linha de fundo, Vítor Bueno cruzou rasteiro para Bruno Henrique completar para o gol. Emerson ainda tocou na bola.

Depois disso, surgiram pelo menos três ou quatro chances claras de gol para o Peixe, que falhava no arremate final. Até que, aos 33’, a bola foi cruzada no segundo pau, a zaga ficou olhando e Kayke concluiu.

Capanema, que substituiu Recife, ainda teve tempo de dar um tapa em Lucas Lima, mas o árbitro fingiu não ver. Will, no finalzinho, teve a chance de marcar um golaço, mas o chute errou o alvo por alguns centímetros.

O jogo foi bom, com quatro gols e boa atuação de Bruno Henrique, Rodrigo Andrade e Lucas Lima, mas podia ter sido melhor se o Peixe tivesse mais disposição e o Papão jogasse com menos receio.

 

 

Um Leão repaginado para domingo

 

O Remo que a torcida vai ver domingo contra o Fortaleza é bem diferente daquele do Parazão. Pelos últimos treinos, somente Henrique e Edgar permanecem entre os titulares. Tsunami e Gabriel Lima podem  ganhar chances na estreia da Série C.

Josué Teixeira sinaliza que planeja formatar um time sólido na marcação e intenso do meio pra frente, mas mudanças no atacado podem comprometer o entrosamento.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 11.05.17 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 12.05.17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: