Coluna do Gerson Nogueira – 07.06.17

7 de junho de 2017 at 6:07 pm Deixe um comentário

Domínio improdutivo

 

A eficiência mostrada contra o América-MG na rodada passada faltou ontem ao Papão diante do ABC. O time potiguar fez o básico: aproveitou as chances e em quatro minutos construiu logo o placar que lhe garantiria a vitória. A reação bicolor, iniciada com um gol nos instantes finais do primeiro tempo, não se confirmou na etapa final. Mesmo com total domínio, não teve competência para empatar.

Curiosamente, a partida teve andamento parecido com a da 4ª rodada,  quando o Papão também foi sufocado no começo, mas resistiu e partiu para a vitória aproveitando as duas únicas oportunidades que teve. A diferença é que, desta vez, o adversário foi mais competente.

Logo de cara, o ABC impôs pressão com marcação alta e chegadas perigosas pelos lados. Com isso, forçou seguidos erros da defesa do Papão. Aos 20 minutos, surgiu o primeiro gol em rápida ligação pelo centro, que encontrou Etcheverría livre dentro da área. Aos 23′, outro apagão coletivo permitiu que Dalberto cabeceasse sem marcação para ampliar a vantagem.

De forma surpreendente, em apenas quatro minutos, a melhor defesa da Série B desmoronava, deixando para trás uma invencibilidade de quatro partidas. Nervosos, os zagueiros não acertavam o combate aos avantes do ABC, principalmente Nando, Etcheverría e Dalberto. Além desses, Bocão e Zotti vigiavam a saída de bola e não permitiam os avanços do Papão.

E por por pouco o ABC não chegou ao terceiro gol, aos 35’, quando o ala Dalberto ficou cara a cara com o goleiro Emerson. Entre cruzar e chutar, ele acabou furando. Logo a seguir, veio o que podia ser o começo da reação. Fernando Gabriel cobrou falta junto à área e Wesley desviou de cabeça, enganando o goleiro. O gol recolocou o time no jogo e gerou a esperança de uma melhor atuação nos 45 minutos finais.

A evolução se confirmou no 2º tempo, quando a habilidade de Leandro Carvalho (substituto de Rodrigo Andrade) começou a brilhar. Aberto pela direita, superava com dribles e arrancadas dois e até três marcadores.

Foi o responsável pela mais clara situação de gol, aos 20′, quando avançou sobre a linha de zagueiros e passou para Wellinton Jr. O chute, porém, saiu em cima do goleiro. Outro bom momento ocorreu em chute do próprio Leandro da entrada da área.

A entrada de Diogo Oliveira não alterou objetivamente a maneira de jogar da equipe, que teve em Augusto Recife peça importante no bloqueio, desdobrando-se sozinho à frente da zaga depois que Wesley foi substituído.

Com o ABC cansado e errando passes, o jogo ficou inteiramente sob controle do Papão, que alugou o campo de defesa do adversário e atacava a todo instante, mas chutava pouco. Tamanho domínio acabou não tendo consequências em função dos erros de finalização.

Mais uma vez ficou claro que nem sempre ter a posse de bola é garantia de vitória.

 

Postura ousada, mas insuficiente para empatar

 

Apesar de perder sua primeira partida no campeonato, Marcelo Chamusca mostrou ousadia ao posicionar o Papão no ataque para buscar o empate no segundo tempo. Quase foi recompensado. Com Leandro em noite inspirada e o ABC muito recuado, as chances apareceram.

O PSC cercava a área e chegava com intensidade, colocando até oito jogadores para encarar o bloqueio do ABC. Antes dos 30 minutos, o time de Geninho já acusava cansaço, preocupando-se apenas em se defender e dar chutões para a frente.

Com o meio-campo mais adiantado, o Papão fez o que quis na intermediária adversária. Daniel Amorim entrou (no lugar de Wellinton) e, apesar da lentidão, quase mudou a história do jogo em dois lances agudos. Sofreu o pênalti não marcado pelo fraco árbitro carioca Grazianni Maciel Rocha e ainda desperdiçou a última bola, aos 44 minutos.

O resultado tira o Papão da liderança (um ponto atrás do Juventude), mas pode ser considerado como normal dentro de uma competição longa e equilibrada como é a Série B.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 07.06.17 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 8.6.17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: