Coluna do Gerson Nogueira – 12.06.17

14 de junho de 2017 at 6:27 pm Deixe um comentário

Escolhas incoerentes

 

Times de futebol são escalados a partir das avaliações de seu técnico. Fatores diversos (condicionamento físico, experiência, ritmo de jogo, entrosamento etc.) balizam as escolhas, mas a qualidade deve prevalecer sempre como critério. Significa que os melhores devem jogar. Quando esse rito básico não é respeitado, a coisa tende a desandar.

É o que ocorre com o Remo, que voltou a tropeçar em casa, no sábado à noite, empatando (1 a 1) com o CSA. As escolhas equivocadas influíram diretamente no resultado final. Depois de abrir o placar aos 15 minutos do 2º tempo, teve até chances para ampliar, mas recuou muito e praticamente chamou o empate, que ocorreu aos 46 minutos.

Um castigo merecido pelo pouco que foi feito para preservar a vantagem parcial. Ao invés de se defender com inteligência e argúcia, tocando a bola e explorando os contra-ataques, o Remo limitou-se a aceitar a pressão imposta pelo visitante nos 20 minutos finais.

É verdade que o gol alagoano podia ter saído antes mesmo de o Remo marcar o seu. Aos 9 minutos do 2º tempo, o goleiro Vinícius fez arrojada defesa em chute colocado de Boquita. Alguns minutos depois, um cabeceio de Michel também assustou o goleiro.

Sem compactação, o time errava em simples troca de passes e ia muito mal pelos lados – Léo Rosa e Gerson não conseguiram jogar. Curiosamente, o Remo fez seu gol quando era mais fustigado pelo CSA. O lance foi perfeito tanto na armação quanto no desfecho. Eduardo Ramos se livrou da marcação e lançou Jayme entre os zagueiros. O atacante bateu cruzado no canto direito do goleiro Omar, aos 15’.

A vitória parecia encaminhada, pois o Remo passou a jogar com mais confiança e intensidade. Edgar teve grande chance aos 19’, cara a cara com o goleiro. Acabava ali o curto período de superioridade. Logo a seguir, Josué Teixeira tirou Edgar e botou Gabriel Lima.

Por coerência, a troca deveria envolver Mikael. Para piorar, sem Edgar, o Remo perdeu a opção de força para enfrentar a forte (e violenta) zaga do CSA. Diante disso, o técnico Ney da Mata pôs seu time no ataque, liberando alas e volantes para o esforço final em busca do empate.

Em meio ao sufoco, com bolas perigosas rondando a meta de Vinícius, Josué deu sua cartada mais arriscada: trocou Ramos por Flamel, que volta de longa inatividade e não rendeu. Estava claro que Ramos não podia ter saído, pois era a única via qualificada para desafogar o jogo.

Acuado, o Remo se limitou a rebater bolas que caíam nos pés do adversário. Com a zaga exposta pela débil marcação de laterais e volantes, o gol amadurecia a cada novo cruzamento. Aos 46’, Michel ganhou a disputa pelo alto com Leandro Silva e a bola foi procurar o baixinho Dawan, que tocou no canto direito da trave remista.

Apesar do duro baque pelo gol nos minutos finais, o Remo não pode se queixar da sorte. Fez um primeiro tempo ligeiramente superior ao adversário, mas na etapa final foi dispersivo e pouco combativo, permitindo que o CSA se impusesse. Resultado justo.

 

 

Incoerências no comando explicam má atuação

 

Pior que a atuação do Remo foi a entrevista de seu técnico no pós-jogo. De forma áspera, Josué Teixeira recusou-se a comentar as fracas atuações de jogadores de sua confiança – Labarthe, Gerson e Mikael. Um detalhe: Labarthe errou oito passes só no 1º tempo, falhando muito na cobertura. Apesar disso, foi mantido até o fim em campo.

Espantosamente, Josué destacou a “grande atuação” e chegou a falar em evolução do time. Ao mesmo tempo, refutou comparações com o time do Parazão, talvez pelo fato óbvio de que o Remo do Estadual era mais regular e menos trôpego que o atual.

Uma boataria surgida depois do jogo indicava que Josué teria sido demitido. Ontem, vazou a informação de que a diretoria decidiu pelo afastamento, mas só comunicaria oficialmente hoje. A conferir.

Entry filed under: Uncategorized.

Coluna do Gerson Nogueira – 11.06.17 Coluna do Gerson Nogueira – 13.06.17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: