Coluna do Gerson Nogueira – 13.06.17

14 de junho de 2017 at 6:37 pm Deixe um comentário

Conexão Nordeste

 

O Remo faz uma aposta de risco calculado ao trocar Josué Teixeira por Oliveira Canindé. A opção significa um reabrir de portas ao futebol nordestino exatamente quando o time luta contra oito clubes da região na fase classificatória da Série C. Se buscava um expert em Nordeste, o Leão acertou em cheio. Cearense de nascimento, o novo técnico construiu sua carreira dirigindo clubes da região.

Canindé traz boas credenciais. Campeão da Série D 2010 com o Guarani de Sobral (CE), ganhou a Copa do Nordeste 2013 com o Campinense (PB), comandou boa campanha do América-RN na Copa do Brasil 2014 e conquistou o acesso à Série C com o CSA no ano passado.

O novo técnico, que chega hoje à tarde, tem perfil que se assemelha ao de Josué quanto aos clubes que treinou, quase todos de porte médio. É conhecido como disciplinador e afeito a aproveitar jogadores caseiros. Seus times são conhecidos pela marcação forte e rapidez na transição – exatamente como Josué tentou e não conseguiu no Remo.

Em disponibilidade desde que saiu do CSA, Canindé chegou a um entendimento rápido com a diretoria do Remo, em conversas telefônicas mantidas ao longo de domingo. Não era a primeira opção dos azulinos, que chegaram a sondar Fernando Diniz, descartado pelo salário alto, mas se encaixou nas condições estabelecidas pelo clube.

No Remo, Canindé terá desafios a vencer em curtíssimo prazo. Definir um plano de jogo é o maior deles, a partir de mudanças pontuais no time. Além disso, precisa vencer a desconfiança da torcida, que não conhece o seu trabalho e vai exigir (como de hábito) resultados imediatos.

Em entrevista a Guilherme Guerreiro na Rádio Clube, ontem à noite, Canindé revelou que acompanha os jogos do Remo e conhece alguns atletas, o que certamente ajudará na preparação do time para o importante jogo com o Botafogo-PB na segunda-feira, 19.

Por fim, além do trabalho de campo, Canindé terá que ser hábil para caminhar no verdadeiro campo minado que é o Remo. É bom lembrar que os constantes focos de incêndio foram determinantes para o desgaste de Josué Teixeira junto aos dirigentes.

 

 

Papão tenta reencontrar o caminho do G4

 

Em momento delicado na competição – caiu da liderança para a quinta posição em apenas duas rodadas –, o Papão encara hoje à noite o vice-líder Guarani, em Campinas. O jogo já seria naturalmente difícil, mas torna-se mais complicado por estar o Bugre de olho no 1º lugar do campeonato.

Apesar disso, a dúvida que se impõe quanto ao desempenho do Papão não diz respeito ao adversário: tem a ver com o próprio time de Marcelo Chamusca. As mudanças feitas para o jogo contra o Goiás, forçadas por lesões, acabaram por desfigurar o sistema que vinha funcionando.

Na derrota para o ABC em Natal a equipe ainda funcionou satisfatoriamente no segundo tempo, marcando firme e chegando com perigo à área adversária. Contra o Goiás, o emprego de três atacantes e apenas dois volantes marcadores fracassou do começo ao fim.

Fica a expectativa para a escalação que Chamusca vai definir. Pelas movimentações dos últimos dias, o técnico deve reeditar o esquema mais fechado, com três volantes e um armador, que foi bem sucedido nas quatro primeiras rodadas.

Na impossibilidade de contar com os titulares Recife e Rodrigo Andrade, Chamusca tende a utilizar na marcação Renato Augusto, Wesley e Capanema. Jonathan não está cotado, embora tenha características que permitem fazer a função de Rodrigo, posicionando-se mais à frente e em condições de surgir como homem-surpresa no ataque.

É uma oportunidade sob medida para que o Papão reaja nesta fase inicial de competição, freando a queda e derrubando um concorrente direto. A vitória recoloca o time na vice-liderança.

Entry filed under: Uncategorized.

Coluna do Gerson Nogueira – 12.06.17 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 14.6.17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: