Coluna do Gerson Nogueira – 11.07.17

11 de julho de 2017 at 6:10 pm Deixe um comentário

Tempo de mudanças

 

O Remo vai para o seu terceiro técnico na temporada, média de um a cada dois meses. Um novo recorde em Antonio Baena. Trocas de treinadores são corriqueiras, mais até do que deveriam, no Brasil. O problema não está exatamente na substituição de Oliveira Canindé por Léo Goiano, pois a mudança se fazia urgente e necessária.

Duro é entender como o clube foi se interessar por Canindé, apostando nele exclusivamente pelo critério geográfico: um nordestino para comandar o time numa chave da Série C povoada por clubes da região. O projeto não funcionou desde o começo e acabou fracassando diante instabilidade técnica do time após quatro rodadas.

Apesar de seus próprios erros, Canindé também sofreu com a herança de um grupo formado pelo antecessor, Josué Teixeira, que havia despedaçado o time do Campeonato Paraense para adicionar 10 jogadores de questionável qualidade técnica.

O mais grave ainda é que Josué deixou de lado a melhor parte de seu trabalho, que foi o aproveitamento de jogadores vindos da base e de valores regionais. Como a provar que havia acertado nas indicações, tratou de escalar praticamente todos os importados, ideia que se mostrou desastrosa.

Com Canindé, o Remo perdeu tempo e dinheiro. Sai, com apenas uma vitória (sobre o Moto Clube e às duras penas), sem deixar saudades e entregando ao sucessor um cenário preocupante. Léo Goiano, que foi bem no Independente, terá que operar alguns milagres logo de cara.

Sem entrosamento, o time tem mudado a cada rodada, sem mostrar sequer sinais de raça e superação em campo. Jogadores fundamentais, como Edgar e Eduardo Ramos, têm mostrado baixo rendimento e até certo desânimo.

Contra o Salgueiro, Ramos jogou razoavelmente na primeira etapa. Edgar não atuou bem o jogo todo, mostrando-se dispersivo e pouco concentrado nas raras vezes em que foi acionado.

Goiano será apresentado hoje e tende a seguir a cartilha regionalista, valorizando jogadores que já conhece. Seu trabalho pode ser facilitado se a diretoria confirmar a dispensa de boa parte dos contratados por Josué.

A limpeza do elenco permitirá a Goiano trabalhar com o que há de melhor no Baenão, e sua chegada será especialmente positiva para jogadores da casa, como Igor João, Jefferson, Jaquinha, Flamel, Rodrigo e Gabriel Lima, que devem ter chances reais de aproveitamento. A conferir.

 

 

Papão encara nova decisão fora de casa

 

À beira do precipício na classificação, em 16º lugar, o Papão enfrenta hoje o Criciúma em Santa Catarina com a missão de iniciar uma campanha de recuperação na Série B. Depois de oito jogos sem vitória, chegou o momento de reagir de verdade. Para isso, o técnico Marquinhos Santos tenta consolidar uma formação-base.

O problema é que não terá hoje peças importantes, como Perema e Rodrigo Andrade. Ao mesmo tempo, chama atenção a insistência com Renato Augusto, jogador trazido no período de Marcelo Chamusca e que ainda não revelou nível para ser titular, principalmente com Jonathan no elenco.

O ataque deve ter Bergson e Magno. O primeiro ainda não repetiu as boas atuações do começo do ano. Magno entrou no 2º tempo contra o Londrina e tornou o ataque bem mais agressivo. A parceria pode dar certo.

Outro aspecto a ser observado é que a partida marca o começo da gestão Tony Couceiro, que substitui Sérgio Serra.

 

 

Mistérios da meia-noite rondam a Federação

 

Assim que a perícia do IML for concluída, em cima de documentos contábeis da entidade, o futebol paraense talvez passe a ver finalmente a FPF como ela realmente é.

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 11.07.17 BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 12.07.17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: