Coluna do Gerson Nogueira – 31.05.14

31 de maio de 2014 at 1:43 pm Deixe um comentário

Na briga pela liderança

O técnico Mazola Junior, em entrevista ao Cartaz Esportivo da Rádio Clube, ontem à noite, definiu bem o time do Fortaleza, adversário do Paissandu pela Série C, hoje à noite, no estádio Jornalista Edgar Proença. Disse que é um forte concorrente ao acesso, com um ataque forte e que é seguramente o mais difícil oponente a ser batido nesta fase inicial do campeonato.
Acrescento que o Fortaleza se reforçou bastante para a Série C e ostenta o maior orçamento da competição, com folha salarial acima de R$ 600 mil (superando o próprio Papão, cujo elenco custa mensalmente pouco mais de R$ 500 mil).
Trata-se, na verdade, de uma oportunidade preciosa para o Paissandu fechar essa fase pré-Copa liderando seu grupo. Com três pontos a menos que o Fortaleza na classificação, o Papão ultrapassará o tricolor cearense se obtiver uma vitória simples.
Para buscar um triunfo, finalmente diante de seu torcedor, o Papão passou as últimas 48 horas se refazendo do desgaste da batalha pela final do returno do Parazão. Mazola tem a chance de utilizar jogadores que não pode lançar no certame estadual, casos de Reiniê, Ruan e Rafael Tavares.
Na escalação definida ontem, depois do último coletivo, surpreende o aproveitamento de Pikachu como lateral-direito e o aproveitamento de Reiniê como primeiro volante. É possível que, ao longo da partida, Mazola opte pelo esquema de três zagueiros, utilizando Pikachu e Aírton como alas. Quanto ao primeiro, nenhum problema. Já Aírton não mostrou até hoje as características ofensivas que se espera de um ala.
Com isso, Mazola reproduz a formação usada contra o Botafogo-PB, com resultado final abaixo do esperado, embora com forte rendimento ofensivo. Contra o Fortaleza, previsivelmente mais ofensivo que o alvinegro paraibano, a tendência é de um jogo bem mais favorável ao Papão, que adota um sistema de marcação forte e utilização de contra-ataques.

Má campanha derruba Dario

A saída de cena de João Galvão para que Dario Pereyra assumisse o comando técnico do Águia, em março, teve um desfecho mais breve do que o imaginado. Sem tempo para preparar o time, o uruguaio estreou direto na Série C e terminou vitimado pela má campanha. Deixa o Azulão marabaense na vice-lanterna do grupo A com apenas 4 pontos ganhos.
Não é uma situação desesperadora, mas que inspira preocupações. Afinal, a fase posterior à Copa deve apresentar times mais entrosados e reforçados. A diretoria do clube substituiu Dario temporariamente por João Galvão, seu emblemático comandante, recordista em longevidade no comando de um time no Brasil.
A ideia é anunciar um novo técnico na próxima semana. Galvão deverá dirigir a equipe apenas no jogo desta noite contra o Crac (GO), em Catalão. Segundo os dirigentes, Dario caiu em função de ter declarado à Rádio Clube depois da derrota frente ao ASA que os reservas, caso fossem usados na partida, poderiam até piorar o desempenho do time.
O comentário repercutiu mal entre os jogadores, tornando difícil a permanência do uruguaio no comando. Por mais azeda que tenha sido a fala de Dario, a verdade é que a diretoria já pretendia mesmo afastá-lo. Seu trabalho não era bem avaliado em Marabá.

Por onde andará Beth Cheirosinha?

Em 2012, o Remo perdeu o título estadual nos cinco minutos finais do jogo com o Cametá. O trauma dessa derrota levou a um banho de descarrego meses depois pelas mãos de dona Beth Cheirosinha, famosa erveira do Ver-o-Peso. Desde então, ela passou a ser figura obrigatória em todas as disputas que envolvia o time, com defumações e essências especialmente preparadas para afastar olho gordo e urucubaca.
Curiosamente, Cheirosinha andou sumida nos últimos meses. Coincidência ou não, o time voltou a fraquejar em final de jogo, desperdiçando a chance de conquistar o campeonato por antecipação na última quarta-feira.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 30.05.14 CLUBE NA COPA – Giuseppe Tommaso – 01.06.2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Clube no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


%d blogueiros gostam disto: